quarta-feira, 8 de setembro de 2021

Alex Gaspar

Em Janeiro de 2009, Alex Gaspar colaborou no 4º número do fanzine "Efeméride" (editado por Geraldes Lino), dedicado ao tema "Tintim no Século XXI", com o episódio O Caso do Perfume Verde e realizou uma ilustração para a contracapa dessa edição.



Alex Gaspar (1965/2010) já tinha participado no fanzine "Efeméride" dedicado ao "Super Homem" (nº3, 2008) com "S.O.S. Tinto" onde também aparece Tintin. Mas a referida prancha era mais antiga tendo sido publicada a preto e branco em "Coice de Mula" e tinha estado exposta, em 2000, em "Quadradinhos do século", um dos  vários núcleos da exposição "Um balanço do século" realizada pela Câmara Municipal de Leiria, de 8 de Outubro a 17 de Novembro de 2000. E alguns anos mais tarde na exposição "80 Anos de Tintim - Lousã 2009".

O Alex Gaspar integrou mais uma exposição de BD, no ano 2000, no Arquivo Distrital de Leiria, no âmbito da exposição «Um Balanço do Século», sobre desenhadores de Leiria. Está incluído no catálogo, então publicado. (Paulo Moreiras)

«A mais fulgurante prancha da exposição que está no Arquivo Distrital de Leiria é de Alex Gaspar. “SOS Tinto” reúne Super-Homem, Batman e Tim-Tim numa aventura vagamente homossexual. Alex é um dos três desenhadores de Leiria representados na mostra de banda desenhada. Miguel Carvalho e Paulo Moreiras são os outros, com Zé Oliveira, Augusto Mota e Nélson Dias levemente referenciados. Bom, bom é o percurso feito pela história da BD em Portugal, de Ignotos, em 1880, a Artur Saraiva e Júlio Pinto, passando por Rafael Bordalo Pinheiro, Ernesto, Sam ou Mário Henrique-Leiria. Uns palmos abaixo, ao lado, no mesmo arquivo, José Luís Tinoco explica o século em selos.» Região de Leiria nº 3318, de 26/10/2000







Sem comentários:

Enviar um comentário