Páginas

domingo, 11 de outubro de 2020

Rui Alves de Sousa


E ontem lá passou a minha participação no Saber Sabe Bem, programa da RTP2 apresentado por Inês Serra Lopes. Cada episódio trem um convidado e um tema, e eu decidi falar das aventuras do Tintin. Será que venci o desafio? É puxar para trás na box ou ver na RTP Play!

https://www.rtp.pt/play/p7086/e471621/saber-sabe-bem

Facebook 11/05/2020

https://abeiradoabismo.wordpress.com/2020/05/11/fui-a-rtp2/

Um dos meus heróis de infância não passava de uma figura fictícia que se aventurou por páginas de (geniais) álbuns de BD. Esse meu ídolo faz hoje 85 anos, e não perdeu, com o "envelhecimento", nenhum do espírito de aventura e mistério que o caracterizam desde sempre, continuando a conquistar miúdos e graúdos. 

Hoje em dia, o repórter mais famoso do mundo está não só nos livros, mas também em múltiplos jogos, programas de televisão e filmes (e só o mais recente é que consegue captar a alma do personagem criado pelo magnífico Hergé), e permanece uma figura espectacular, e um exemplo para todos os contadores de histórias da contemporaneidade. Um moço cheio de audácia, e com o qual eu e milhões de leitores de todo o mundo aprenderam certas lições morais e sociais que nos poderiam ter escapado, não fossem as peripécias deste herói.

Não tenho um álbum preferido, mas este da foto («Os Charutos do Faraó») é um dos que mais vezes li em toda a minha "nerdice" de devorador de banda desenhada. A cada nova passagem encontro sempre pormenores novos e espantosos! Hergé fez uma obra não muito longa, mas cuja densidade e complexidade são inesgotáveis.

Ao longo dos anos voltei várias vezes ao universo deste detetive e dos seus inesquecíveis e hilariantes comparsas, e felizmente, não é um universo infantil. Que tentem os mais velhos tentem aos livros, e encontrarão mensagens absolutamente surpreendentes de sátira e crítica social e ainda muito atual, reveladoras da inventividade e do génio do Criador.

Muitos parabéns Tintin. Que contes mais 85, e mais 85, e assim por adiante. Até à eternidade.

P.S. - E que estreie rapidamente o segundo filme da trilogia do Spielberg e do Jackson!

Facebook, 10/10/2014


Sem comentários:

Enviar um comentário