Desenho original do belga Hergé, feito em 1936 para a capa da obra O Lótus Azul, supera um recorde mundial de um leilão de uma obra de banda desenhada, que pertencia ao próprio Hergé.
Um desenho original do autor belga Hergé, feito em 1936 para a capa da banda desenhada O Lótus Azul, o quinto álbum de banda desenhada da série protagonizada por Tintin, foi vendido esta quinta-feira pelo valor recorde de 2,6 milhões de euros, num leilão em Paris. Segundo a casa de leilões francesa Artcurial, o valor da venda bate um recorde mundial de um leilão de uma obra de banda desenhada. O recorde anterior tinha sido atingido em 2014, quando outra obra de Hergé foi leiloada por 2,5 milhões de euros.
A obra de arte vendida esta quinta-feira fora descartada pela editora, Casterman, por considerar que a técnica utilizada por Hergé iria aumentar os custos de produção do livro. A capa revela Tintin e o cão Milú dentro de um jarrão de porcelana chinesa, escondendo-se de um dragão vermelho, sob um fundo preto, tendo Hergé oferecido o desenho ao filho do empresário Jean-Paul Casterman, que o manteve guardado até à morte, em 2009. O Lótus Azul narra uma aventura em Xangai, na China, onde Tintin tenta resolver um mistério que envolve espionagem e tráfico de ópio.
Lusa