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terça-feira, 28 de maio de 2024

Brindes Olá Grátis


Brinque com Tin-Tin e os seus 20 companheiros de aventuras!

Brindes Olá grátis

Colecção de 20 miniaturas de 2 cm de altura em plástico monocromático mas em várias cores (rosa, amarelo, azul, branco, vermelho ?).

Photo album "FIBDA 2007 - As 10 BD do séc. XX (Tintin)" Tintin News, 2019  · FIBDA 2007 - As 10 BD do séc. XX (Tintin) © Jorge Macieira www.facebook.com/Tintin.News/videos/726249467418109/

Nos anos 70 do século passado, os gelados Olá ofereciam, com os seus produtos, miniaturas das personagens das aventuras do Tintin em plástico monocromático, numa produção da fábrica Tito.

A colecção é de 20 miniaturas de 2 cm de altura, a saber:

- Faquir Cipaçalouvishni (O Lótus Azul)

- Coronel

- O Emir Mohammed Ben Kalish Ezab

- Zorrino (O Templo do Sol)

- Ab Dallah (Tintin no País do Ouro Negro)

- Allan (Os Charutos do Faraó)

- Professor Girassol

- Nestor

- Wang Jen-Ghié (O Lótus Azul)

- Dupond

- Dupont

- Tintin

- Milou

- Capitão Haddock

Serafim Lampião Oliveira da Figueira

- Doutor Finney (Os Charutos do Faraó)

- Philémon Siclone (Os Charutos do Faraó)

- Rastapopoulus

- Rackam, o Vermelho

- Castafiore

https://tintinemportugal.blogspot.com/2011/06/brindes-dos-gelados-ola.html

Também há bonecos monocromáticos no estrangeiro (Stenval, Esso) e em outras cores (vermelho, verde, roxo, azul, branco)

sexta-feira, 24 de maio de 2024

Ver E Saber

Tintin - Cromos Ver e Saber - Aviação e Marinha

Os Estúdios Hergé editaram as colecções de cromos Voir et Savoir: A história do Automóvel, A história da Aviação e A história da Marinha. Em Portugal, esses cromos foram editados pela Editorial Íbis, sendo os cromos da História do Automóvel editados em livro pela Editorial Pública em 1982. 

Actualmente, estes cromos são uma raridade para os tintinófilos mundiais. (...) colecção de 32 da História da Aviação - Origens a 1909, que acompanhavam as embalagens da Tulicreme no ano de 1970. 

[Há também uma outra coleção sobre a Marinha mas que não tem caderneta]

https://biblobd.blogspot.com/2010/01/tintin-cromos-ver-e-saber-aviacao.html

CROMOS / CADERNETA

HISTÓRIA DA AVIAÇÃO ORIGENS A 1909 - 32 cromos (Editorial Ibis / Tulicreme)


Caderneta "Tintin em aviōes", 32 cromos Ver & Saber da série « Aviação origens a 1909 », edição Tulicreme - editorial Ibis, Portugal, ano de 1970


Para obter a caderneta era preciso enviar o nome e morada, com a importância de 3$00 em selos de correio,  para a Editorial IBIS Rua Henrique de Paiva Couceiro, 11 - Venda Nova, Amadora.

Os selos S.C. Orey Antunes deveriam ser colados no impresso destacável da caderneta.

Os cromos eram um pouco menores em relação aos cromos originais e também eram em menor número (32/60).

Duplo concurso Tulicreme (1970)

Sorteios Mensais

Todos os meses - 02/09/1970 - 07/10/1970 - 04/11/1970 - 02/12/1970 - eram sorteadas 10 bicicletas EFS

Devia-se recortar o triângulo EFS que estava impresso no envelope, colar num postal e enviar para a FIMA Fabrica Imperial de Margarina, Lda, Apartado 2481, Lisboa 2

Sorteio final

Os três principais prémios eram viagens de 7 dias para três pessoas a três destinos diferentes: Londres, Palma de Maiorca e Madrid (que deveriam acontecer ainda durante o ano de 1970).

Devia colar-se na folha destacável da caderneta o selo SC Orey Antunes que estava impresso no folheto. Quando os 16 espaços estivessem preenchidos deveria colar-se a folha num postal com nome, morada e idade e enviar para a FIMA Fabrica Imperial de Margarina, Lda. Apartado 2481, Lisboa 2

1-3 - Viagens; 4-12 - Bicicletas EFS; 14-33 - Coleções de livros juvenis; 34-40 - Conjunto de construções juvenis; 41-60 - Assinaturas da revista Tintin

Colaboração: Agência de Viagens Orey Antunes, Fábricas de Bicicletas EFS, Editorial IBIS

HISTÓRIA DA MARINHA - Pelo menos 21 cromos (Editorial Ibis / Tulicreme)



Não se conhece caderneta para a coleção da Marinha.

(Imagens de Fernando Marques)

HISTÓRIA DO AUTOMÓVEL

Foi editado em livro, no ano de 1982, pela Editorial Pública.

Tintin raconte - Voir et Savoir

Uma das vertentes pedagógicas da banda desenhada é, sem dúvida, a didáctica. Aproveitando o sucesso do Tintin, o atelier de Hergé, com a ajuda preciosa de Bob de Moor, Jacques Martin e Edgar Pierre Jacobs, editou a colecção Voir et Savoir que reunia colecções de cromos desenhados com a presença de Tintin e Milou e retratava a evolução histórica dos diversos meios de locomoção (Comboios, Barcos, Automóveis e Aviões).

A primeira colecção que surgiu foi «Le chemin de fer», que reuniu unicamente seis cromos e que marcou significativamente o fim da colaboração de Jacobs com Hergé.

Posteriormente surgiram sob a direcção histórica e técnica de Jacques Martin o volume «L' histoire de l'aviation - des origines a 1914», que contém 60 cromos. O segundo volume sobre a história da aviação cobre o período de 2ª Guerra Mundial (1939-1945) com também 60 cromos.

O balonismo também teve uma edição específica de 60 cromos com a «L' histoire de l'aérostation - Des origines a 1940», que teve a direcção técnica de Edgar Pierre Jacobs.

Os volumes seguintes foram dedicados à marinha. O primeiro volume «L' histoire de la marine - Des origines a 1700» teve a direcção histórica e técnica de Georges Fouillé e do banda desenhista Bob de Moor. O volume teve os mesmos 60 cromos com a particularidade de retratar diversas caravelas do período áureo dos descobrimentos portugueses. O segundo volume foi editado mais tarde e cobre o período de 1700 a 1850 com a quantidade de cromos, tendo a direcção técnica da responsabilidade de mais um elemento, Marjolaine Mathikine.

Finalmente, a história do automóvel com um volume de 60 cromos e a direcção técnica de Jacques Martin: «L' automobile - Des origines a 1914». 

Este volume teve uma edição portuguesa da Editorial Pública em 1982 com o título «A história do Automóvel» inserido na colecção Pequena Enciclopédia Tintin.


Livro. História do automóvel com desenhos do Tintin e Milou de Jacques Martin. Editorial Pública, Lisboa - 1982, 63 páginas, Cor, Cartonada, 320x235 mm 

Zetantan, Over Blog, 09/09/2006

Há uma colecção de calendários da Ilanco (Porto, 1986) denominada "Desenvolvimento Histórico do Automóvel" mas que não tem os desenhos de Hergé.

Todos os cromos da colecção original podem ser vistos nos seguintes links:

- Album Chromos Voir et Savoir

- Tintin passion: Tintin raconte...

páginas Fb «Chromos S&V» e « Troc Tintin »:

Plusieurs critères déterminent le prix d’un chromo V&S :

- le thème de la collection (6 chromos Chemin de fer seulement et 36 Aérostation), les autres collections comprennent 60 chromos.

- le texte au verso (les versions promotionnelles «spécimen», «cadeau d’abonnement», les versions publicitaires «Prinsor», «INA», «Shell italia», «Tulicreme») sont plus rares et plus recherchées…

https://www.facebook.com/chromosvoiretsavoir/



terça-feira, 21 de maio de 2024

Hergé colaboracionista?

Em finais de 1944, após a libertação da Bélgica, Hergé foi preso, sob a acusação de colaboracionista, pelo Mouvement National Belge e também pela Front de l'Indépendence. Mas nada se tendo provado, foi sempre posto em liberdade pouco tempo depois.

Apesar disso. há quem mantenha a suspeita de que Hergé tenha sido, a certa altura da ocupação alemã, influenciado por algumas personalidades com quem contactou, designadamente Léon Degrelle, que lhe fez a proposta de ele passar a ser o desenhador do movimento rexista, uma organização fascista financiada por Mussolini, o que Hergé recusou formalmente.

Ainda a propósito da posição ideológica de Hergé (que, partindo de uma atitude inicial conservadora, racista e reaccionária, foi evoluindo ao longo da vida e da obra até olhar o mundo de um ângulo mais independente e humanista), será interessante registar um pequeno excerto de um texto escrito por José Augusto França no jornal Diário de Lisboa, em 24 de Março de 1983, referindo-se ao autor belga que falecera há três semanas:


"(…) Um velho amigo a quem sempre estive anonimamente agradecido pelos pequenos prazeres que me deu com as aventuras do Tintin por esse mundo fora, em prol dos justos e para castigo dos maus – que tinham sempre certa duvidosa cor vermelha, desde a primeira das histórias, passada no «país dos sovietes», em 1929…

A ideologia era com o autor, e a verdade é que o Balzac também era reaccionário e não deixa, por isso, de ser quem é (…)".

José Augusto França também poderia ter falado do anti-americanismo de Hergé, muito em voga na época, latente em Tintin na América.

E sobre a sua evolução política, será justo recordar a figura de um tal Mussler que aparece n'O Ceptro de Ottokar (1938). Na vida real, a Áustria tinha sido anexada pela Alemanha. Em paralelo, no reino imaginário da Sildávia, o rei está ameaçado pelo ditador militar que domina a Bordúria, cujos soldados vestem à maneira nazi. E na própria Sildávia há um conspirador, o tal Mussler (mistura de "Muss", como Mussolini, e "ler", última sílaba de Hitler) que trabalha em prol do ditador. Bastante sintomático da posição ideológica que já começava a caracterizar Hergé. Mas voltando à acusação que sobre ele ainda hoje pende de colaboracionismo, e a favor da tese da sua inocência, é de realçar a consideração demonstrada por Hergé pelo membro da Resistência, Raymond Leblanc, ao convidá-lo para colaborar na tal nova revista Tintin.

As atitudes fundamentalistas tomadas por algumas forças políticas, após a libertação da Bélgica foram ao ponto, como já disse anteriormente, de interditar o exercício da profissão a todos os jornalistas que tivessem participado na redacção de qualquer jornal durante a ocupação.

E repetindo o argumento que já defendi noutro texto: segundo tal premissa, isso poderá significar que toda a gente que escrevia, ou desenhava, ou fotografava nos jornais, para se sustentar, estava nas mesmas circunstâncias.

Mas assim como os jornalistas, também médicos, professores, arquitectos, autores de banda desenhada – caso de Hergé, o mais conhecido autor belga – operários e agricultores, tinham continuado a lutar pela subsistência.

E poder-se-á acusar todos os belgas, – excepto os que tinham "corajosa e patrioticamente" emigrado – de terem sido colaboracionistas?

Todos nós, portugueses, que continuámos a viver neste país durante a ditadura salazarista, fomos coniventes com o fascismo?

Geraldes Lino, Divulgando BD, 27/09/2007

https://nonas-nonas.blogspot.com/2007/03/degrelle-tintin-e-herg.html



segunda-feira, 13 de maio de 2024

As crianças e as suas histórias


Últimos dias para visitar a exposição PAULA REGO: O GRITO DA IMAGINAÇÃO, patente na Casa de Serralves até 28 de junho. A Obra do Dia é a gravura CHILDREN AND THEIR STORIES [As crianças e as suas histórias] (1989), de Paula Rego (Lisboa, 1935). Mostrando como também no campo da gravura a artista explorou o universo dos contos infantis, pode ver-se um grupo de crianças que dançam de mãos dadas, numa roda oval; em primeiro plano surge uma miscelânea de personagens retiradas de lenga-lengas e histórias célebres, incluindo Alice no País das Maravilhas, Tintin, o Gato das Botas e Pinóquio.

Fundação de Serralves⁠, 15/07/2020

Foto: Filipe Braga © Fundação de Serralves⁠

https://place-des-arts.com/en/artist/Paula-REGO/djQjWvPJToFCR5kcP/Children-and-their-stories/5c93c358d0184516405fee54

Paula Rego é uma reconhecida pintora Portuguesa que foi condecorada pelo Governo Português e pela Rainha Isabel II. 

A gravura foi apresentada, pela primeira vez, na Biblioteca de Serralves na exposição PRIMEIRA VISTA: COLEÇÃO DE LIVROS E EDIÇÕES DE ARTISTA DA FUNDAÇÃO DE SERRALVES (2017/18) e, na Casa de Serralves, na mostra PAULA REGO: O GRITO DA IMAGINAÇÃO (2019/20), e depois apresentada no Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso, em Chaves.

domingo, 12 de maio de 2024

Pastiche de Carla Rodrigues

 


Six Fanarts challenge done with suggestions from lovely folks on Twitter!




sexta-feira, 10 de maio de 2024

Nuno Saraiva



"A rentrée está a chegar"

Conjunto de várias ilustrações incluindo capa, para o suplemento Ipsílon do PÚBLICO, 2011. A rentrée estava a chegar com Woddy Allen, Patti Smith, Britney Spears, Tintim, Tom Waits, Amadeus, António Lobo Antunes e Valter Hugo Mãe. … A rentrée é também agora, Fónix!


A [exposição] Fónix pode ser visitada até 31 de Outubro de 2016 e está integrada na 7º edição do Bairro das Artes. A organização foi repartida entre a abysmo, a DDLX Design Comunicação Lisboa, o Município de Setúbal e Casa da Imprensa - Associação Mutualista. exposição na Casa da Imprensa, r. da Horta Seca 20 (Lg Camões)

FÓNIX! - Exposta inicialmente em Setúbal em Junho de 2016, passando por Lisboa no Outubro seguinte, "Fónix!" chega em Janeiro de 2017 a Almada, cidade onde cresceu e deu os primeiros passos em riscos e pinceladas.

«"As Aventuras de Tintim: O Segredo do Licorne", filme tão longamente anunciado, de Steven Spielberg, eis o dito motivo de interesse. E é Tintin, lui même, que surge em grande plano, tanto na capa do "Ípsilon" como na ilustração de página dupla no interior daquela publicação.»

https://divulgandobd.blogspot.com/2011/08/ilustracao-por-autor-de-bd-ii.html

Antevendo a estreia das aventuras de Tintin no cinema no próximo mês de Outubro, a edição do jornal Público de 26 de Agosto de 2011 publica na sua primeira página um desenho de Nuno Saraiva, onde reconhecemos a figura do Tintin. 

Na capa do suplemento Ípsilon, também temos um trabalho de Nuno Saraiva, onde mais uma vez nos aparece o herói criado por Hergé.

http://tintinofilo.over-blog.com/article-pastiche-do-tintin-no-jornal-publico-82592417.html





quinta-feira, 2 de maio de 2024

Casa da Galé

O belo e divertido painel do Restaurante Casa da Galé na Praia Grande. Por certo inspirado no Capitão Haddock do Tintin.

https://www.facebook.com/profile/1198682455/search/?q=haddock