IV FESTIVAL INTERNACIONAL DE BANDA DESENHADA DA AMADORA
Verdadeiramente, 1993 é o ano em que o Festival estabiliza a sua muito alta fasquia.
Definitivamente lançado em termos de relevância nacional (atraindo, definitivamente, a atenção da comunicação social), e projecção internacional, o evento, que se realizou entre os dias 23 de Outubro e 7 de Novembro, deixa-se de amadorismos, experimentalismos e boas vontades.
O convite para que a Amadora estivesse presente nas comemorações do vigésimo Festival Internacional de Banda Desenhada de Angoulême, em Janeiro de 1993, confirmou o prestígio alcançado, reforçado com a inclusão do Festival, a partir desse ano, no Calendário Internacional de Festivais de Banda Desenhada, editado pelo Museu de BD daquela cidade francesa. Mas, se alguma dúvida subsistia junto do público português, ela foi rapidamente dissipada com a apresentação de um programa que incluia a presença na Amadora de nomes tão significativos como os de Jean Giraud ou Mordillo.
Um número de cerca de vinte e seis mil visitantes constituiu um novo recorde de presenças.
A abordagem “profissional” reflectiu-se aos níveis do interesse e dedicação revelados, sobretudo, na área de exposições. O espaço da Fábrica da Cultura também se apresentou mais bem aproveitado. (...)
-
Produzida com a Fundação Hergé, a ambiciosa mostra “O Mundo de Tintin” ocupava um espaço dividido em quatro unidades temáticas, onde se destacava o foguetão espacial que levou o jornalista à Lua.
https://arquivo.pt/wayback/20100528231732/http://www.amadorabd.com/retroespectiva_1993.php
A exposição «O Mundo de Tintim» realizou-se em Viseu, na Feira de S. Mateus, entre 26 de Agosto e 19 de Setembro de 1993.
Sem comentários:
Enviar um comentário