Páginas

terça-feira, 16 de setembro de 2025

Philippe Goddin (1944-2025)


O universo de Tintin perdeu um dos seus nomes maiores: o belga Phillipe Goddin, erudito enciclopédico da obra de Hergé e do seu herói, morreu aos 81 anos. Entre outros títulos de referência, Goddin escreveu a monumental 'Hergé-Chronologie d'Une Oeuvre', em sete volumes, a biografia 'Hergé: Lignes de Vie-Biographie' e 'L’Aventure du journal Tintin'.

O incansável "hergeólogo", como era conhecido, estava agora a publicar, com a colaboração de Dominique Maricq, a série de livros 'Tintin-Hergé: Les Coulisses d'Une Oeuvre', sobre os bastidores da criação dos álbuns de Tintin, um por álbum, tendo saído há pouco tempo o trabalho relativo a 'A Ilha Negra'.

Especialista também em Paul Cuvelier, o "pai" de Corentin, e grande apreciador de Edgar P. Jacobs e 'Blake e Mortimer', Philippe Goddin foi Secretário Geral da Fondation Hergé e era uma das figuras de proa da Association Les Amis d’Hergé, em cuja revista escrevia há várias décadas. Como escreveu Didier Pasamonik no site 'ActuaBD', "a sua desaparição deixa um vazio imenso (...) voltou-se uma página, é o fim de uma época".

Sem comentários:

Enviar um comentário