
Diversões de Tintim na Sildávia
álbum-jogos Tintim
capa mole, Record, 32 pp., 1976
A editora brasileira Record, com sede no Rio de Janeiro, foi a segunda editora, a seguir à Flamboyant, a publicar as aventuras de Tintin. Corria a década de 70 do século XX. As primeiras edições foram cartonadas, com lombada de tecido e, posteriormente, com lombada de cartão. Mais tarde, as edições são em capa mole, havendo uma edição numerada.






















O lugar de Moulinsart passa ao portuguesíssimo Mil Moinhos, apesar de mais tarde a tradução voltar ao nome de Moulinsart.
O professor Girassol/Tournesol é o senhor Pintadinho. 


A Difusão Verbo editou em 2006 um livro de jogos do Tintim. Trata-se da tradução do álbum-jeux recentemente editado pela Moulinsart.
A última entrevista feita a Hergé por um português foi realizada por Luiz Beira, sendo publicada na extinta revista «O Mosquito» (V Série - nº 6) de Março de 1985. A entrevista fora realizada em 15 de Dezembro de 1982.

No «Tintim no Congo», Tintim é assediado por três representantes de jornais, em que um é português em representação do extinto vespertino «Diário de Lisboa». Curioso que na versão da Difusão Verbo a soma de 50.000 escudos é aumentada em um zero (500.000$00). A inflação a isso obrigou...