Páginas

domingo, 24 de setembro de 2023

Tintim Café @ ambrosio

O estabelecimento lisboeta Tintim Café tem uma página no facebook https://www.facebook.com/tintim.cafe

Mas foi noutra página que encontramos algumas das reproduções da Efeméride que continuaram em exposição nesse estabelecimento. "Novas Aventuras de Tintim no Século XXI Criadas por Autores Portugueses" foi o nome da exposição de BD que estaria no Espaço Tintin (Av. de Roma, 39A – Lisboa) até 25 de Março de 2014.


19/02/2014

Tintim no Século XXI por Autores Portugueses

Novas Aventuras de Tintim no Século XXI Criadas por Autores Portugueses é o título da exposição de BD que está patente no Espaço Tintin (Av. de Roma, 39A – Lisboa) até 25 de Março de 2014.

A exposição é organizada pelo incansável Geraldes Lino e tem como base o seu fanzine Efeméride onde autores nacionais reinventam algumas das personagens clássicas da BD no séc. XXI como é o caso da célebre personagem criada por Hergé.

Publicada por André Azevedo / A Garagem

3 comentários:

Geraldes Lino 27 de fevereiro de 2014 às 01:01

Caro Amigo André Azevedo

Muito grato pelas suas palavras elogiosas a meu respeito.Também lhe endereço uma palavra de admiração pelo facto de estar tão atento a tudo quanto mexe na BD, que até se apercebe de pequenos eventos como é a exposição que organizei com as pranchas da obra colectiva "Tintin no Século XXI", publicada no meu fanzine Efeméride.

Grande abraço,

GL

André Azevedo 28 de fevereiro de 2014 às 10:34

Meu caro amigo,

Eu é que agradeço a atenção que sempre deu e continua a dar aqui ao BD no Sótão. Para mim significa muito e é algo de que me orgulho!

Quanto à exposição é pena que não possa vir até ao Porto...

…ou será que pode?

Geraldes Lino 1 de março de 2014 às 01:21

Porque não? É tudo uma questão de se conjugarem três factores: 1) Haver espaço para a exposição; 2) Marcar uma data não coincidente com outros eventos bedéfilos; 3) Não colidir com compromissos meus.

+

Tintin Café / Espaço Tintin

Av. de Roma nº 39

Tintin na Avenida de Roma

Faz 81 anos que o intrépido Tintin surgiu pela primeira vez, de partida para O País dos Sovietes, nas páginas de um suplemento de um jornal belga. Fomos celebrar o aniversário do herói de Hergé à novíssima casa portuguesa do corajoso repórter, o Espaço Tintin, em Lisboa, onde se interligam café e loja.

(...) o corajoso repórter arranjou casa própria oficial em Lisboa, o Espaço Tintin, com direito a café-lounge e loja, onde habita, de várias formas, a galeria de inesquecíveis personagens que o acompanharam em tanta aventura: do espevitado cão Milou ao irascível capitão Haddock, do distraído professor Tournesol (ou Girassol) aos impagáveis Dupond e Dupont, da diva Castafiore ao mui luso comerciante Oliveira da Figueira. E é, naturalmente, muito graças ao comércio que o Espaço Tintin, que já veio dar um novo brilho à Avenida de Roma (no mesmo edifício onde outrora existiu um conhecido café, o Trevi), nasceu e continua a crescer e a ter novidades para apresentar.

Erigida graças a Paulo Ferreira Almeida, representante oficial da marca Tintin em Portugal, obviamente fã do personagem ("mas não um daqueles fanáticos que sabe tudo", sublinha), a nova casa do herói de Hergé começou por ser apenas um acolhedor café, aberto em Maio passado no rés-do-chão deste edifício marcado por sinais "tintinófilos" por todo o lado. Em Dezembro, chegou a vez de inaugurar a loja na cave; e, em breve, deverá ter um lounge (havia também a possibilidade de restaurante, mas nada ainda concreto).

Paulo, que começou por coleccionar os Tintin, como meio mundo, acabou por fazer evoluir a colecção para uma homenagem viva entre quatro paredes, por onde, aliás, se encontram até alguns itens da sua colecção particular. Entra-se para a parte do café e já temos Tintin a receber-nos. No espaço, marcado pela transparência das suas paredes-vidro e por tons quentes, impera um grande painel BD com sinais e balões de diálogo alusivos, obviamente, ao herói da casa.

Mas não há lugar a excessos Tintin por aqui, até porque o próprio também primava pela discrição. Há lugar, isso sim, a outros detalhes de bom gosto: as mesas e cadeiras bem escolhidas e aprumadas, um mini- espaço lounge com sofás e mesa de inspiração marroquina, uma espécie de caixa de vidro a separar áreas ou uma zona mais elevada, um "palco" com vista para a rua. Na decoração, o destaque vai ainda para uma série de litografias de pranchas originais de Hergé.

(...)

Por Luís J. Santos , Fugas, 09.01.2010

Sem comentários:

Enviar um comentário