segunda-feira, 6 de janeiro de 2025

O Papagaio


Tim-Tim na América do Norte (Tintin na América, #53-#110) #53 de 16 de Abril de 1936 ao #110 de 20 de Maio de 1937

Tim-Tim no Oriente (Os Charutos do Faraó, #115-#161) #115 de 24 de Junho de 1937 ao #161 de 12 de Maio de 1938

Novas Aventuras de Tim-Tim (O Lótus Azul, #166-#205) #166 de 16 de Junho de 1938 ao #205 de 16 de Março de 1939

Tim-Tim em Angola (Tintin no Congo, #209-#244)  #209 de 13 de Abril de 1939 ao #244 de 14 de Dezembro de 1939

Tim-Tim e o Mistério da Orelha Quebrada ([O Mistério da] Orelha Quebrada, #247-#298) #247 de 4 de Janeiro de 1940 ao #298 de 26 de Dezembro de 1940

Tim-Tim Na Ilha Negra (A Ilha Negra, #301-#359)  #301 de 16 de Janeiro de 1941 ao #359 de 26 de Fevereiro de 1942

Tim-Tim no Deserto (O Caranguejo das Tenazes de Ouro, #366-#426) #366 de 16 de Abril de 1942 ao #426 de 10 de Junho de 1943

A Estrela Misteriosa (#435-#540) #435 de 12 de Agosto de 1943 ao #540 de 16 de Agosto de 1945

O Segredo da Licorne (O Segredo do Licorne, #617-#679) #617 de 6 de Fevereiro de 1947 ao #679 de 15 de Abril de 1948

- Tim-Tim e o Mistério da Orelha Quebrada (anúncio de 1940 n' O Papagaio)


quinta-feira, 2 de janeiro de 2025

Busca

Nesta página gostamos de relembrar todo o tipo de coisas relacionadas com as personagens de Hergé de forma a dar mais visibilidade a algumas dessas homenagens ou simples referências a esse universo. 

Há muitas homenagens que só encontramos muito mas tarde e apenas por acaso. Porque existe na internet e encontramos à procura de outras coisas. Porque alguém chamou à atenção para isso. Ao folhear uma publicação antiga. Ao consultar algum portfolio de um artista. Mesmo em sites estrangeiros que conhecem coisas que não são tão divulgadas.

Mesmo sabendo que algo foi publicado podemos não ter mais dados. Muita coisa que foi publicada em jornais antigos, em fanzines, na revista Tintin e em outras publicações que publicaram as aventuras de Tim-Tim, em publicações próximas de Abril de 1974 com referências. E muito mais...

Não podemos conhecer tudo, podemos não nos lembrar de algumas coisas e porque nem sempre esta ideia de reunir em arquivo.

Tentamos ir colocando sempre novos "posts". Uns com mais importância outros nem tanto. Quem reparar que falta algo deve informar-nos mesmo que ocasionalmente até possa estar em agenda ou termos algo semelhante sobre  o assunto.

Também podemos contactar algumas pessoas sem conseguir ter mais dados. Ou não saber se algo diz respeito ao que procuramos ou se pode ser mera coincidência. 

Por isso era importante se a página for alertada para o facto de estarem em falta coisas de que se lembram. Algo que um ilustrador fez (pode ser o próprio a alertar!), um texto de que gostaram, uma imagem ou artigo que consta numa obra mas que não seja tão conhecida por não se relaciona directamente com o n/ herói, etc

Mas mais vale sermos alertados mais do que uma vez do que desconhecermos a existência de algo.

As coisas existindo na net podem sempre ser encontradas. O nosso objectivo é centralizar o máximo que conseguirmos e assim ser mais fácil encontrar coisas que tenham interesse e fazer a sua divulgação.

EXEMPLOS

Em breve serão colocados imagens que só casualmente reparamos que tinham ligações a Tintin. Por exemplo numa das edições da Fanzine Efeméride com uma homenagem ao Tenente Blueberry. Numa  edição de 2004 da Bedeteca e do Público aparece numa ilustração uma figura parecida com Tintin e ainda ficámos na dúvida se seria elegível mas felizmente ele está com Milu. Ainda algumas imagens de Manuel João Ramos que foram colocadas no excelente site da "Bedeteca do Porto" mas que foram encontradas por acaso. 

Num comentário antigo no facebook de Marita Monteiro ela dizia que frequentava o café Tintin onde também costumava ver Mirita Casimiro (1914-1970). Não conseguimos confirmar onde era esse café e até quando existiu.

Ao ver uma reportagem televisiva sobre Zé Oliveira reparamos que um dos donos do licor Beirão e ligado ao Jornal "Trevim" da Lousã aparecia junto a alguns desenhos com o licor e havia ainda uma imagem com Tintin e Haddock mas no entanto não sabemos mais dados desse desenho.


Num site de um ilustrador português tem algumas imagens mas não conseguimos saber se ele é o autor por isso ainda não tínhamos publicado. 


Coincidências:

Existe uma expressão muito utilizada em português: "Tim Tim Por Tim Tim". (ciberdúvidas)

Povoação chamada Tintim em S. Pedro de Cadeira (Dic 1893).

Música:

"Hergè’s First Girlfriend" de José Dias [Live, 1969], "Sete Bolas De Cristal" de Mário Delgado [Filactera, 2002]. "Tintim casou" de Rita Guerra, GNR, Afonsinhos Do Condado, Ramon Galarza, ...

A maior parte das vezes é apenas uma referência à expressão "Tim Tim Por Tim Tim" (Bric À Brac, Celeste Rodrigues, Mísia) ou outras situações semelhantes. Por exemplo existem as canções "Não Sejas Tintim" dos Arte Jovem ou "Adeus, Tim Tim, Adeus" do Conjunto Pai E Filhos. Ou outras populares como "Tim Tim Dari Dari" ou "Tintim Dáridá" do Grupo Folclórico de Santa Marta de Portuzelo, etc.

BD:

Graças a um site espanhol ficamos a saber que Tintin ou outras personagens aparecem nos álbuns "Astérix Entre os Belgas" e "Os 4 Ases e a vaca sagrada". E ainda há referências num dos livros de Émile Bravo.

Outras revistas portuguesas:

Volta Ao Mundo (2014) - Moulinsart

Juvebedê 86 (2021) - Expo Gulbenkian



sexta-feira, 27 de dezembro de 2024

Primeiras versões de Tintin e Popeye passam a domínio público em 2025


A partir de 1 de Janeiro de 2025, as icónicas personagens Popeye e Tintin passarão a estar em domínio público nos Estados Unidos. Isto significa que qualquer pessoa poderá criar conteúdos baseados nestas figuras animadas sem necessidade de autorização ou pagamento aos detentores dos direitos de autor.

Até agora, a utilização de qualquer obra que incluísse imagens ou referências às personagens exigia autorização e implicava o pagamento de licenças aos respetivos proprietários dos direitos.

Há cerca de um ano, foi anunciado que as versões originais de Mickey e Minnie também entrariam no domínio público. Esta iniciativa inclui não só criações da Walt Disney, mas também obras de artistas reconhecidos, como Virginia Woolf e John Steinbeck.

Contudo, apenas as versões mais antigas das personagens poderão ser usadas livremente. No caso de Tintin, o domínio público só se aplicará aos Estados Unidos, uma vez que a propriedade intelectual em muitos outros países só se torna pública 70 anos após a morte do criador. Georges Prosper Remi, conhecido como Hergé, morreu em 1983.

O domínio público de 2025 abrangerá também várias composições musicais. Entre elas, destacam-se clássicos como “What Is This Thing Called Love?” de Cole Porter (1929) e “Ain’t Misbehavin” de Fats Waller e Harry Brooks (1929). Estas obras serão apenas dois exemplos de um conjunto mais vasto que passará a estar disponível para utilização livre.

in NIT

quinta-feira, 26 de dezembro de 2024

quarta-feira, 25 de dezembro de 2024

Anúncio ao número duplo

Na página 3 da Revista Tintin (Portugal) nº 17/1972 (5º ano) anuncia-se para a semana seguinte a edição do número duplo "Super" correspondente a esse semestre. O mais curioso neste anúncio é a utilização de vários desenhos de Tintin e Milu iguais aos da colecção ver E Saber.


Dados sobre os desenhos (informação fornecida por Chromos Voir et Savoir):

Cromo Ver e Saber, coleção automóvel n°40: 1894. Phaëton elétrico de Jeantaud (França)· 


Cromo Ver e Saber, coleção automóvel, n°15 : 1834. Carro a vapor de Scott Russel (Grã-Bretanha)


Cromo Ver e Saber, coleção aerostation n°2 : 1783. La Montgolfière (France)


Cromo Ver e Saber, coleção aviação guerra 1939-1945, n°44: 1942. Douglas A-26/ B-26 " Invader " (U.S.A.)


Cromo Ver e Saber, coleção aerostation n°10: 1794. Ballon «L'Entreprenant» (França)·


Mais informações na página FB Chromos "Voir et Savoir"

https://www.facebook.com/chromosvoiretsavoir/



quinta-feira, 19 de dezembro de 2024

Da BD à História: túmulo de figura ligada ao Capitão Haddock entra na lista de património da Historic England

O túmulo histórico de uma figura ligada ao Capitão Haddock, amigo inseparável de Tintin, foi recentemente incluída na lista de património da Historic England. Situado em Leigh-on-Sea, Essex, é agora oficialmente reconhecido e oferece uma ligação única entre a ficção da banda desenhada e a história real.

Em 2024, a Historic England incluiu na sua lista de património 17 locais e entre eles destaca-se o túmulo de Mary Haddock, situada no cemitério da igreja de St. Clement, em Leigh-on-Sea, no condado de Essex, conta o The Guardian.

Esta descoberta é um verdadeiro tesouro para os fãs de Tintin, pois a personagem do Capitão Haddock foi inspirada pela figura histórica de Richard Haddock, filho de Mary, um destacado marinheiro e figura central da família Haddock, conhecida pelo seu legado naval.

O túmulo de Mary Anna Haddock, datado de 1688, é considerado pelos especialistas em património uma obra notável, não só pela sua qualidade arquitectónica, mas também por ser um dos raros monumentos dedicados a uma mulher durante uma época de profunda desigualdade de género. Além disso, a sua ligação à famosa personagem dos quadradinhos de Hergé torna-a ainda mais intrigante para os entusiastas da obra de Tintin.

O nome Haddock é célebre entre os fãs de Tintin, pois foi a inspiração para o temperamental e alcoólico Capitão Haddock, amigo e protetor do jovem repórter.

A inclusão de um local tão peculiar na lista de património de Historic England não é apenas uma homenagem ao passado, mas também uma provocação ao público, convidando as pessoas a explorarem a diversidade e a riqueza histórica do país. No total, 256 novos locais foram adicionados à lista nacional de património da Inglaterra este ano.

in SAPO24

quarta-feira, 11 de dezembro de 2024

Sorriso aos quadradinhos

Hoje acordei a sorrir, 

Estava uma noite difícil e desesperada
Quando me decidi juntar às tuas aventuras,
Quando decidi saltar para as tuas páginas,

Espero que não te importes, claro que não te importas,

Contigo subi aos Himalaias, Atravessei as florestas do Peru,
Fui ao fundo do mar, subi ao espaço e pisei a lua,
Descobri tesouros, vi o mundo à beira do fim,
Conheci a Índia, a China, o Tibete, África e Américas,

Bebi whisky às escondidas com o capitão,
Enlouqueci com a surdez e com o "sempre a sul" do professor, Ri e como ri com as trapalhadas dos gémeos,

Obrigado Tintim, Haddock, Girassol, Dupond e Dupont,
Nestor, Abdalah, Rastapopoulos, Tchang,
Serafim Lampião, Bianca Castafiore,

Obrigado a todos,
Obrigado por existirem,

Por me fazerem sonhar e por me trazerem sempre um sorriso 


imagem de João Fazenda / Visão, 2007



sexta-feira, 6 de dezembro de 2024

As Aventuras de Tintin no Bairro de Benfica, a partir de amanhã

 


A partir de amanhã, 7 de Dezembro, o Palácio Baldaya, em Benfica, passa a ter disponível um vasto acervo literário relacionado com o Tintin, para consulta e leitura:

- Todos os álbuns do Tintin;

- Várias edições da revista portuguesa Tintin, lançada em Portugal a 1 de Junho de 1968;

- Memorabilia das icónicas personagens.

Toda esta colecção, pertencente ao acervo particular de António Costa, ex Primeiro-Ministro, foi generosamente doada pelo próprio, à Junta de Freguesia de Benfica.

In blogue Juvebêdê