quinta-feira, 14 de abril de 2022

Estrompa

A revista Tintin abriu, no seu 14º ano, as suas páginas a mais autores portugueses. Estrompa publicou três trabalhos, nos números 37 e 39 do 14º ano e no nº 12 do 15º ano.

No blog "Colecionador de BD" tem uma imagem da sua autoria em que aparecem vários nomes conhecidos da nona arte (Cubitus, Ideiafix, Snoopy, Pluto, Rantanplan e Milou).

https://colecionadordebd.blogspot.com/2014/11/autores-portugueses-na-revista-tintin-2.html

Estrompa (1942-2014) participou numa das edições especiais da Tertúlia BDzine (Tintin em Nova Iorque, 1999)e colabora depois na Efeméride dedicada a "Tintim no Séc. XXI". Criou a personagem Tantã em 1999.

Hergé aparece no nº 1 da Fanzine Shock.


estrompa.com



domingo, 10 de abril de 2022

Belvision - Les Aventures de Tintin

«Les Aventures de Tintin, d'après Hergé (As Aventuras de Tintim, por Hergé) foi um desenho animado dirigido por Ray Goossens e produzido pela Belvision de 1958 a 1963. No total, a primeira série de Tintim para a TV teve 104 episódios, de 5 minutos cada (...). Baseada nos esboços de Greg (Michél Regnier - cartunista belga, editor da Revista Tintin e tradutor da série para o francês), e adaptada por Charles Shows, a série não era muito fiel à história original dos álbuns.»

https://www.tintimportintim.com/2008/07/srie.html

«Quem não se lembra dos velhinhos episódios das aventuras do Tintin que duravam 5 minutos cada? Foram produzidos pela Tele-Hachette e Belvision em 1961 e quase estavam esquecidos...pois é voltei a encontrá-los recentemente, desta vez em RIP de VHS, pois nunca saíram em DVD. Originalmente eram 102 episódios de 5 minutos cada, mas a versão em formato VHS, agrupava os episódios por história, dando origem a 7 grandes episódios de aproximadamente 45 minutos cada.»

+ Explorando a Lua - 22

+ O Caranguejo das Tenazes de Ouro - 17

+ O Segredo do Licorne - 10

+ O Tesouro de Rackham, o Terrível - 17

+ A Estrela Misteriosa - 11

+ A Ilha Negra - 12

+ O Caso Girassol - 13 [mais tarde foi lançada como longa-metragem pela Belvision]

https://tralhasvarias.blogspot.com/2012/03/les-aventures-de-tintin-dapres-herge.html#more

Cassetes de vídeo de filmes da Belvision editadas pela Artel e Diger Video em 1988 e 1989

Os filmes da Belvision foram realizados entre 1959 e 1963. As adaptações foram de Michel Regnier (Greg). Foram realizados sete pequenas metragens (A Estrela Misteriosa, A Ilha Negra, O Caranguejo das Pinças de Ouro, O Segredo do Unicórnio, O Tesouro de Rackham o Terrível, Destino:Lua e Explorando Na Lua). Estas cassetes são a recolha de 59 (?) episódios de 5 minutos cada, que passaram na RTP no início dos anos 70 (?). A Belvision também produziu três grandes reportagens: O Caso Tournesol (Ray Gossens, 1961), O Templo do Sol (Eddie Lateste, 1969) e O Lago dos Tubarões (Raymond Blanc, 1972).  Os vídeos são em francês com legendagem em português.

https://tintinofilo.weebly.com/arteldiger-video.html

Les Aventures de Tintin (1970s)

Tintim e o cinema de animação - Os estúdios Belvision

Andava eu na 4ª classe, nos inícios dos anos 70, e o meu professor, caso nos portássemos bem, permitia-nos ver os primeiros episódios do Tintin que passavam em Portugal. Todos os dias, aproveitando a televisão dos alunos da Telescola, poderíamos ver,  antes do Telejornal da uma da tarde, episódios de cinco minutos do nosso herói do Tintin, ainda a preto e branco, pois a cor ainda não tinha chegado aos ecrans portugueses. Era um verdadeira delícia para os nossos espíritos aventureiros!...

Apesar da Belvision ter produzido em 1956 dois filmes semi-animados («O Ceptro de Ottokar» e «A Orelha Quebrada»), aqueles nostálgicos episódios dos anos sessenta seriam os primeiros verdadeiros filmes de animação a serem adaptados à televisão. Produzidos pela Belvision, coube a  Michel Regnier (o nosso conhecido Greg da BD) a escolha dos sete episódios a serem adaptados. Foram produzidos 104 episódios de cinco minutos com a adaptação do argumento também da responsabilidade de Greg. Os episódios escolhidos foram os seguintes:

Objectivo Lua/Explorando a Lua
O Caranguejo das Tenazes de Ouro
O Segredo do Licorne
O Tesouro de Rackham, o Vermelho
A Estrela Misteriosa
A Ilha Negra
O Caso Girassol

A realização dos episódios coube  a Jose Dutillilieu e a Charles Mostrar. Hergé não se entusiasmou com a produção destes filmes, mantendo-se à margem da sua realização.


O Telejornal primeira edição dava às 13h45. O bloco de desenhos animados seria pouco antes das 13h00.

Les Aventures de Tintin (1988 - 1989)

Entre 10 de Outubro de 1988 e 10 de Fevereiro de 1989 foram divulgados, no espaço "Brinca-Brincando" da RTP, de segunda a sexta, entre as 17h30 e as 18h20, os vários episódios das aventuras de Tintim, desta vez a cores. Os episódios tinham cinco minutos e já tinham dado na década de 70.

No mesmo espaço da programação dava programas como "Le Piaf", "Hey Bumboo", "Tao Tao", "Manni o Jovem futebolista",  "Pedro, O mandrião". "Vento Nos Salgueiros", "Folhas Soltas", "He Man", "Os Espertalhões" ou "Chamada Geral".

Em 1988 foram lançados os primeiros livros em português de Portugal através da Verbo por isso pode não ter sido coincidência.


«A RTP passava as aventuras de Tintin em pequenos episódios de 5 minutos numa produção da Tele-Hachette e Belvision. 

Podem ver os genéricos da primeira parte das histórias O Segredo da Licorne e O Tesouro de Rackham, o Terrível no canal de youtube do Mistério Juvenil.»

«(...) confesso que como apaixonado pelo Tintin que sou adoro as séries, a que actualmente conhecemos é a versão mais recente de 1991 porque antes dessa havia uma outra em que era seriada (1962) e dava na RTP (ver genérico no site do MJ) e durava uns 4 a 5 minutos cada episódio.»

MJ, 26/12/2007




O Tintin, claro: era jovem, tinha um cabelo engraçado e uma profissão que me parecia espectacular. Corria mundo — o que era ainda mais espectacular — e vivia as mais espectaculares aventuras, incluindo ir à lua. Acompanhei algumas destas façanhas através de álbuns que não eram meus, mas lembro-me muito bem do Tintin em versão cinco minutos que dava na RTP depois do Telejornal. Ouvíamos o sinal sonoro — “Les aventures de Tintin, d’après Hergé” — e morríamos para o mundo durante aqueles minutos, que nos pareciam sempre tãaaaaaaaao curtos.

Sandra Silva Costa, Fugas, Público, 19/03/2011

Apenas conhecemos a fase que deu no espaço Brinca-Brincando por isso não sabemos se será uma pequena confusão da autora do artigo.

Sucesso animado na televisão leva a 'O Templo do Sol' no cinema

Em 1969, surge a primeira animação de longa metragem baseada num álbum de Tintim

Entusiasmados pela boa recepção feita aos sete desenhos animados realizados para televisão, sob o título-chapéu Les Aventures de Tintin, e que passaram em Portugal na RTP, os estúdios Belvision convenceram Hergé a fazer uma longa-metragem animada, com base num dos álbuns originais de Tintim. A escolha recaiu em O Templo do Sol, tendo Hergé sido o autor do argumento original, no qual trabalharia também Greg, entre outros colaboradores. Os acontecimentos de As Sete Bolas de Cristal, o álbum que O Templo do Sol continua, foram condensados no início do filme e narrados por uma personagem parecida com o próprio Hergé. A Belvision não se poupou a despesas nesta primeira adaptação em longa metragem de animação de uma aventura de Tintim, tendo inclusivamente encomendado uma canção a Jacques Brel. O filme, uma co-produção franco-belga, foi uma boa aposta comercial, pelo que Hergé e a Belvision ainda fariam um segundo , embora já não com base num álbum. Seria Tintim e o Lago dos Tubarões.

DN, 18/12/2009

quarta-feira, 6 de abril de 2022

Efeméride nº 6

https://sitiodosfanzines.blogspot.com/2015/07/efemeride-6-parte-3-de-4-herois-de-bd.html

Heróis de BD - de A a Z - no Século XXI (3ª parte)

Na capa aparece Tintin com Milou e também Quim E Filipe (junto a Jonas o Reguila).

Episódios desenhados por José Ruy e Carlos Sêco que já foram publicados aqui no blog.

A parte 3 de 4 da Efeméride nº 6 "Heróis de BD No Século XXI" apenas inclui heróis de BD cujos nomes começam em M e terminam em Z, concluindo-se assim a galeria. A Parte 4 de 4 inclui as biografias de todos os colaboradores do fanzine Efeméride organizado por Geraldes Lino.


https://fanzinesdebandadesenhada.blogspot.com/search?q=xxi

8-Herói: QUIM E FILIPE


Título do episódio: Quim e Filipe contra Jonas o Reguila

Autor: Carlos Sêco

http://tintinemportugal.blogspot.com/2014/12/jonas-reguila-e-quim-e-filipe.html

26-Herói: TINTIN

Título do episódio: No País da Austeridade

Autor: Carlos Sêco

http://tintinemportugal.blogspot.com/2015/10/tintin-no-pais-da-austeridade.html

27-Herói: TINTIN

Título do episódio: Tintin e o Monstro Marinho

Autor: José Ruy

http://tintinemportugal.blogspot.com/2013/03/jose-ruy-e-tintin.html