Este desenho com 35 figuras públicas é parte da exposição Jogo da Glória, a não perder!
O cartoon semanal de Cristina Sampaio no Público - 15/06/2020
Este desenho com 35 figuras públicas é parte da exposição Jogo da Glória, a não perder!
O cartoon semanal de Cristina Sampaio no Público - 15/06/2020
O Museu do Brinquedo, em Sintra, promove até ao próximo dia 29 (de agosto de 2004), uma exposição comemorativa dos 75 anos de ‘Tintim’.
“O Repórter em Sintra”
Exposição comemorativa dos 75 anos de Tintim, intitulada “O Repórter em Sintra”, composta por peças do Museu do Brinquedo (fundação Arbués Moreira) e do coleccionador Alberto Gonçalves.
Esta exposição estará presente ao público de 28 de Março a 29 de Agosto de 2004, na sala de exposições temporárias do Museu do Brinquedo de Sintra. A inauguração foi no dia 27/03/2004.
--
O Museu do Brinquedo, em Sintra, vai ser palco de uma exposição comemorativa dos 75 anos de Tintim, intitulada “O Repórter em Sintra”, composta por peças do próprio Museu e do coleccionador Alberto Gonçalves, de 28 de Março a 29 de Agosto.
Esta exposição inclui uma enorme variedade de items. Desde brinquedos criados a partir dos vários personagens da banda desenhada de Hergé, primeiras edições portuguesas, edições raras, peças de decoração, jogos educativos, capas de fascículos até aos desenhos originais de Hergé, com motivos de Natal, Páscoa e outros.
“O Repórter em Sintra” inclui ainda calendários com desenhos exclusivos (nunca publicados noutras formas e não incluídos nas aventuras publicadas), e edições mais recentes do ilustre repórter.
Esta exposição estará presente ao público de 28 de Março a 29 de Agosto, na sala de exposições temporárias do Museu do Brinquedo de Sintra.
https://tintinemportugal.blogspot.com/2011/07/convite-para-exposicao-o-reporter-em.html
Museu do Brinquedo
Rua Visconde de Monserrate, 28 - 2710-591 Sintra (ENCERRADO desde agosto de 2014)
Os brinquedos que integravam a colecção do museu faziam parte de uma recolha feita ao longo de mais de 40 anos pelo coleccionador João Arbués Moreira. Partindo dos seus próprios brinquedos, começou a coleccionar, atingindo um número de mais de 20.000 brinquedos diferentes. Criada em 1987, a Fundação Arbués Moreira ficou com o legado de toda a colecção, tendo celebrado um acordo com a Câmara de Sintra, em 1989, para a cedência de um espaço para a instalação do Museu do Brinquedo de Sintra.
TOYBROKER
Para quem não sabe ou não anda por cá há assim tanto tempo, o Ricardo Leite (Toybroker) foi comissário da exposição "75 anos de Tintin" no Festival Internacional de BD da Amadora em 2004.
Antes disso, já tinha feito a 1ª exposição de artigos Tintin em Portugal, mais exactamente no extinto Museu do Brinquedo de Sintra (no ínicio do mesmo ano), em colaboração com outro tintinófilo conhecido, da cidade invicta e proprietário de loja de BD que se recomenda - Alberto Gonçalves da casa "Tintimportintim".
Depois disso, organizou também uma exposição no Hotel Sheraton, para a Câmara de Comércio Luso-Belga, em 2007, integrada na Semana da Gastronomia Belga e Luxemburgesa. Nesse mesmo ano tinha organizado uma pequena exposição, comemorativa do nascimento de Hergé, em Cascais, na Biblioteca Municipal.
Já agora e a título de curiosidade, o cartaz da expo "O Repórter em Sintra", no Museu do Brinquedo em 2004 com a silhueta de Tintin e Milu a caminho do Palácio da Pena, é um "pastiche" feito pelo Ricardo para a mesma. Embora não se considere autor de BD, fez mais umas incursões na 9ª Arte, inclusive uma homenagem a Tintin, incluida no Fanzine "Efeméride" de Geraldes Lino.
Conheci o Ricardo Leite há cerca de 20 anos, andava ele a pensar organizar uma exposição dedicada ao coleccionismo STAR WARS, no Museu do Brinquedo, que acabou por se concretizar em 1999, por ocasião da estreia do Episódio 1. Colaboramos juntos em múltiplas exposições dentro da temática do brinquedo com maior ênfase no universo Star Wars onde inclusive, juntamente com o Gastão Travado entre outros, fizemos a que foi provavelmente a maior exposição de merchandising sobre a temática alguma vez feita em Portugal. Partilhamos o gosto pelos brinquedos e muito tenho aprendido com ele (e ele comigo apesar de lhe ser mais difícil admitir… LOLLL).
David Ribeiro, Mundo das Figuras Em PVC, 12/10/2018
ALGUMAS EXPOSIÇÕES:
+ BRINQUEDOS DE BD - 15 de Janeiro a 8 de Abril de 2004 - CNBDI
+ 1ª exposição de artigos Tintin em Portugal - Museu do Brinquedo de Sintra - 2004
+ expo FIBDA 2004 "75 anos de Tintin"
A partir de hoje, dia 10 de Setembro de 2007, a Rede de Bibliotecas de Cascais, assinala o centenário do nascimento, de Georges Remi (Hergé), criador da personagem de banda desenhada, Tintim.
Na Biblioteca Municipal, Casa da Horta da Quinta de Santa Clara, em Cascais, vai estar patente a exposição, «Hergé, vida e obra do Pai de Tintim», constituída por objectos da colecção de Ricardo Leite, com miniaturas dos personagens, publicações raras e censuradas, réplicas de automóveis e de um barco.
https://www.guiadacidade.pt/pt/art/centenario-do-nascimento-do-criador-de-tintim-16164-11
+2015 Salão de Brinquedo em Lisboa
http://tintinemportugal.blogspot.com/2015/02/salao-do-brinquedo-em-lisboa.html
+ Também organizou em 2018 o encontro de coleccionadores "Brocante Tintin" no Tintim Café da Av. Roma.
http://tintinemportugal.blogspot.com/2018/10/mercado-de-coleccionismo-tintim.html
Faz hoje exactamente 9 anos que se inaugurou em Linda-a-Velha, no Palácio dos Aciprestes, a exposição “Hergé, cronista do século XX”.
(anúncio de 2007 já nas instalações da Rua da Conceição, 27-29 4050-215 Porto)
A livraria Timtimportimtim situa-se no centro da cidade do Porto, abriu as portas ao público a 22 de Maio de 2004! Uma livraria dedicada à comercialização de BD antiga mas onde se pode encontrar também Revistas sobre Futebol e outros desportos, Cinema e Espectáculo em Geral, Cadernetas de Cromos, Jogos e brinquedos relacionados com o fabuloso mundo da BD.Na verdade, para quem goste de banda desenhada, aquilo é a visão mais aproximada do paraíso que se possa ter. Tem lá de tudo. Desde edições antigas às mais modernas, passando por edições estrangeiras e nacionais, nada parece estar em falta. Quer a edição completa do Tintin, em 749 fascículos? Quer números atrasados da "Jacto" ou da "Camarada" (O melhor jornal para rapazes)? E que tal recordar o "Cavaleiro Andante", o "Spirou", a "O Mosquito" ou a "Flecha 2000"? E álbuns actuais ou antigos? Vá lá que tem tudo!
Aliás, a loja funciona quase como um museu. É um prazer passear os olhos por incontáveis referências do passado bedeófilo português. E também há, por lá, algumas pérolas, como, por exemplo, edições do "Petit Vingtiéme". Além do mais, o proprietário é uma simpatia e dá todas as explicações possíveis e imaginárias.
(curiosamente o texto é de um blog com comentários assinados por Alcazar, Dupond, Dupont e Haddock e que durou entre Outubro de 2003 e abril de 2006)
Timtim Por Timtim
RUA GENERAL SILVEIRA 37/39
4050-588 PORTO
(Paralela à Rua de Cedofeita e tambem Martires da Liberdade, a 100 mts do Centro Comercial Lumiere, e em frente à Livraria Alfarrabista Académica)
Diversa Banda Desenhada, desde numeros soltos de coleccões como Cavaleiro Andante, Mosquito, Diabrete, Mundo de Aventuras, Tintin, Spirou, Jornal do Cuto, etc, até colecções completas!
Também dispõe de razoável stock de albuns das extintas editoras Ibis e Bertrand.
Também vai encontrar aqui cadernetas e cromos soltos de coleccões há muito desaparecidas. Como complemento dos livros de BD ainda pode encontrar-se livros das colecções Vampiro, Argonauta, Xis, Minerva, Escaravelho, Marabu (Bob Morane) etc.
E se é coleccionador de banda desenhada franco belga só aqui é que vai encontrar coleccões completas e números soltos dos semanários Tintin belga (desde 1946), Tintin Francês (1948), Spirou Belga, Pilote, etc,etc.
Ainda oferece aos seus clientes bonecos, jogos, brinquedos relacionados com o universo dos heróis de Banda Desenhada.
Não deixe de visitar este espaço lúdico. Se não tem possibilidades de se deslocar ao Porto pode contactar via email ou telefone.
No próximo dia 22/5/2004 abrirá no Porto na Rua Visconde de Setúbal 15, loja 18 (junto à Praça do Marquês de Pombal), telefone: 938615339, email: timtimportimtim@iol.pt, uma Loja de Coleccionismo com o nome «Timtim Por Timtim»
Noticias da página do Geocities, 17/05/2004
INFORMAÇÃO EXISTENTE NA ANTIGA PÁGINA DO SAPO
Aos 22 de Maio de 2004 abriu no Porto, uma livraria dedicada exclusivamente à comercialização de BD antiga. Situou-se então num centro comercial, para os lados do Marquês. Os visitantes vinham especialmente orientados dos sites da especialidade, pelo que muito há a agradecer ao mentor do site BDPORTUGAL.INFO, Sr. José Oliveira.
Já este ano [2006?] mudamos de residência. Agora estamos ao lado de conhecidos alfarrabistas, e somos bastante notados pela nossa actividade. Nas novas instalações, estão à disposição de quem nos visita, mais de 5000 (!) álbums portugueses e estrangeiros. dezenas de milhares de revistas antigas desde o saudoso Tintin até ao Mosquito, passando pelo Cavaleiro Andante e respectivos associados, Camarada, Titã, Mundo de Aventuras, etc. etc. Ainda e também milhares de revistas estrangeiras como o Tintin belga e francês, Bodoi, Pilote, Spirou, A Suivre, Vecu, Pavillon Rouge etc.
Mas nem só BD se pode encontrar nas n/ instalações. Revistas sobre Futebol e outros desportos, Cinema e Espectáculo(s) em Geral, Cadernetas de Cromos, Jogos e brinquedos relacionados com o fabuloso mundo da BD.
timtimtim.no.sapo.pt (arquivo.pt)
+
Outros posts relacionados com a loja:
https://tintinemportugal.blogspot.com/2011/11/porto-livraria-que-guarda-as-aventuras.html
https://tintinemportugal.blogspot.com/2015/01/86-anos-de-tintin-tintin-nao-e-so.html
https://tintinemportugal.blogspot.com/2019/06/ate-aqui-podiamos-encontrar-livraria.html
http://tintinemportugal.blogspot.com/2020/05/aniversario-de-herge-e-da-livraria.html
https://tintinemportugal.blogspot.com/2019/01/90-anos-do-tintin.html
Carla Filipe (Vila Nova da Barquinha, 1973) é uma artista multidisciplinar, autora de uma obra que explora criticamente a relação entre objetos de arte, cultura popular e ativismo.
A recente exposição antológica da artista, em Serralves, reúne obras produzidas ao longo de cerca de duas décadas.
Tintim da série Mastigar Papel mastigado e cuspir o velho continente, 2014Tinta-da-china e colagem sobre fotografia
“Comer papel mastigado - o desejo de compreender o velho continente para cuspir a sua história / Eating chewed paper - the desire to understand the old continent to spit its story", 2014
O merchandising sobre Tintin lançado em Portugal é escasso. E foi com alguma surpresa que encontrei um porta-moedas alusivo ao Tintin (episódio «O templo do sol»), produzido pela empresa Almeida & Leal, Lda., com licença da Livraria Bertrand.
Este porta-moedas deverá ser da década de setenta, já que a licença ainda pertence à Lombard.
[Algumas das imagens são reproduções de capas de edições da Record e tem indicado Hergé D.L. ; A.E.L. ; L. Bertrand]
http://biblobd.blogspot.com/2010/01/porta-moedas-tintin.html
Almeida & Leal, Lda.
Rua Tomás da Anunciação, 68-B - 1300 Lisboa Tel 687499
https://trintage.com/autocolante-publicitario-2
Muito mais tarde esteve nessa mesma morada a Bulhosa Livreiros que agora está integrada no grupo Bertrand
A Almeida & Leal, Lda tinha o NIF 500516383 e desenvolvia a sua atividade com o CAE 46491 - Comércio por grosso de artigos de papelaria.
https://www.portugalio.com/almeida-leal/
A entidade Almeida & Leal, Lda. tinha agora a sua sede localizada na freguesia de Campo de Ourique, concelho de Lisboa, distrito de Lisboa. Para correspondência postal deveria utilizar a morada Rua Francisco Metrass 56 - B, Lisboa, 1350-146 LISBOA. Telefone: 213887499 Fax: 213831755
(canetas diplomat) (Sinfonia R. Santos Moreira, Lda)
https://codigopostal.ciberforma.pt/dir/500516383/almeida-leal-lda-nossa-senhora-de-fatima/
+
Fundada em 1989, a Bulhosa Livreiros marcou desde o primeiro momento a diferença, ao apostar num atendimento personalizado e de qualidade, prestado por profissionais especializados.
A Livraria Bulhosa ficava situada na Rua Tomás da Anunciação, ao lado da Caixa Geral de Depósitos.
A rede de livrarias da Bulhosa foi comprada, em setembro de 2005, pelo grupo Civilização, na altura em que a editora contava com sete lojas, concentradas na zona da Grande Lisboa.
[A Almeida & Leal poderá ainda existir como produtora de jogos e brinquedos mas com sede em Vila Nova de Gaia? Mesmo que possa haver relação com essa empresa (filial?) a localização mais importante era na Rua Tomás de Anunciação em Lisboa]
PRODUTOS ALMEIDA & LEAL COM IMAGENS DE TINTIN
Cintos de criança, Etiquetas Escolares, Porta-Moedas, Estojos Escolares
Cintos de criança da marca Almeida & Leal (imagem partilhada por Marcelo Andrade no Facebook)
Já apareceram por aqui outros produtos da Almeida & Leal:
https://tintinemportugal.blogspot.com/2015/01/etiquetas-escolares.html
https://tintinemportugal.blogspot.com/2011/06/porta-moedas-tintin.html
https://tintinemportugal.blogspot.com/2020/12/estojo-tintin-da-serie-almeida-leal-dos.html
Porque é preciso mudar - Lista A