terça-feira, 22 de fevereiro de 2022

Isabel Zambujal

Ao ver o programa "Minha Pessoa" da RTP-1 dedicado a Mário Zambujal chamou-nos à atenção um quadro de "Tintin e Milou" que está numa sala onde decorreu uma parte da entrevista.

Essa sala é da casa da filha Isabel Zambujal, escritora e publicitária.

«Comprei aqueles quadros há muitos anos na feira da ladra. Não estão assinados. Nunca vi nenhuns iguais nem parecidos.» Isabel Zambujal, 22/02/2022


                                                        Fotografia de Eliana Tomáz (2015)

.

                                                                            (2013)

A CARAS esteve na casa da publicitária e escritora (...) fomos muito bem recebidos numa casa grande, feita de criatividade, onde estava também o pai, o jornalista e escritor Mário Zambujal, com quem Isabel sente estar cada vez mais parecida. "O meu pai é muito despistado e eu vivo cada vez mais na lua", justifica.- Quis ser educadora de infância, mas acabou por se tornar publicitária e escritora…Isabel Zambujal – Educadora de infância é uma profissão que junta duas coisas que me atraem: criatividade e crianças. Acabei por vir a ser criativa numa agência de publicidade e de ter contacto com as crianças através dos livros. Foi a melhor opção.- Mobilou esta casa de forma muito curiosa. De onde vieram as peças?- Das lojas de velharias, dos passeios das ruas de Lisboa e ainda de heranças de amigos e de familiares. Tenho uma casa grande, toda a tralha vem aqui parar.

Caras, 2009


segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022

Juvebêdê #86

O n.º 86 do Juvebêdê, edição de Novembro de 2021, traz uma reportagem sobre a Exposição Hergé na Gulbenkian



domingo, 13 de fevereiro de 2022

Prancha de episódio apócrifo de Tintim

O Tertúlia BDzine é um fanzine de quatro páginas a preto e branco de tiragem restrita para distribuição em exclusivo aos participantes da Tertúlia BD de Lisboa. 

O número em apreço do dito zine foi editado em tiragem limitada e numerada, e apenas é oferecido aos bedéfilos 'tertulianos' que estão a fazer a colecção integral do Tertúlia BDzine

GL

Em 1999, perfaziam-se setenta anos após a criação da personagem Tintin, quando um editor que assinava ÉleGê (uma espécie de Hergé pronunciado por um chinês) editou treze episódios criados por autores portugueses. A maioria deles eram simples brincadeiras, mas houve um muito politizado, outro bastante erótico e ainda outro abertamente pornográfico.

https://divulgandobd.blogspot.com/2007/06/tintim-no-fanzine-tertlia-bdzine.html

O TBDZ nº 27 (Nov 1999) corresponde ao número do fanzine que incluía a prancha a cores, realizada por um autor-artista português cujas iniciais são P.S.(...).

Prancha de episódio apócrifo de Tintim / Duas pranchas da BD executada por Paulo Seabra em 1994 e reproduzidas no ´TBDZ nº 27 de Novembro de 1999.


https://divulgandobd.blogspot.com/2007/06/tintim-no-fanzine-tertlia-bdzine.html

(...) no meu fanzine Tertúlia BDzine editei, em 1999, quando Tintim fazia 70 anos após ter sido criado, treze aventuras desse herói de papel, criados por treze autores diferentes. Um desses episódios, "Tintim em Lisboa", costumo oferecer a quem vai pela primeira vez à tertúlia (...). GL

(As homenagens publicadas em 1999 entre os nºs 17 e 28 (mais o 28-bis) podem ser consultadas na etiqueta respeitante à TBDZ)



terça-feira, 8 de fevereiro de 2022

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2022

Chico Alcagoita


Chico Alcagoita tem sido muitas vezes acompanhado por Milou (mas não só!) nas suas "venturas e desventuras" que são publicadas no blog Largo dos Correios.

Destacamos desta vez dois episódios onde Chico e Milou usam os conhecidos fatos espaciais das aventuras de Tintin. O 362, de 28/01/2022, a propósito das recentes eleições e do voto protegido; e o 278 de 04/11/2021. https://largodoscorreios.wordpress.com/2022/01/27/venturas-e-desventuras-do-chico-alcagoita-trezentos-e-sessenta-e-dois/

QUEM É O CHICO ALCAGOITA?

O Chico Alcagoita nasceu em Portalegre, no dia 10 de Outubro de 1984. A sua maternidade sitiou-se nas páginas do número zero do jornal Fonte Nova. Ali viveu durante mais de trinta números, até se ter retirado, para umas férias prolongadas. Agora vai voltar, após um intervalo de muitos anos.

Tal como o Tintin, Chico Alcagoita não envelheceu. Está exactamente na mesma. Limpou o pó de alguns anos de paragem, adaptando-se do analógico ao digital.

https://largodoscorreios.wordpress.com/2021/02/05/quem-e-o-chico-alcagoita/


quarta-feira, 2 de fevereiro de 2022

Movimento de Humor

Imaginem um Governo onde Dupond era Presidente e Dupond Primeiro Ministro.

Na banda desenhada de Tintin, desenhada e escrita por Hergé, havia dois personagens que eram polícias ineficientes e patetas - os irmãos gémeos Dupont e Dupond. Pois em Portugal temos um presidente da República e um primeiro-ministro que são cópia desses personagens.

Medidas restritivas para combater a propagação do coronavírus só em determinadas horas e em determinados dias para combater um vírus que deve ter sindicato a exigir horário a cumprir.

O Estado continua a permitir esbanjamento de verbas e a racionar os serviços urgentes do país. Os micro negócios estão a ruir, o desemprego a aumentar e as medidas TONTAS E CONTRADITÓRIAS continuam a acabar com o resto de esperança dos portugueses.

«Valha-nos a SANTA FALTA DE MEMÓRIA » gritam "Dupont" e "Dupond"

Gomes, 09/11/2020