quarta-feira, 8 de novembro de 2006

Tintim em Coimbra



Tintim visita Coimbra

Antecipando as comemorações do centenário do nascimento de Hergé (Georges Rémi), que se assinala no próximo ano, a Biblioteca Municipal de Coimbra tem patente, até ao próximo dia 18 de Novembro, uma exposição dedicada ao autor belga e, sobretudo, à sua mais famosa criação, a banda desenhada Tintim.

Durante décadas, as personagens de Tintim fizeram as delícias de várias gerações, apaixonadas pelas aventuras do jovem repórter, sempre acompanhado pelo seu cão Milu e outras figuras carismáticas, que transformaram a obra de Hergé em exemplo ímpar no mundo da banda desenhada. E no rol dessas personagens também há lugar para portugueses. Um deles é um cientista da Universidade de Coimbra, o físico Pedro João dos Santos, que no álbum "A estrela misteriosa" tenta decifrar o mistério científico do "aerólito". Em "Tintim no Congo" surge outro português, um jornalista do "Diário de Lisboa" que chega a oferecer 500 contos (uma fortuna para a época) ao jovem repórter pelo relato da sua viagem ao Congo.

Outro português, Oliveira da Figueira, é um intrépido vendedor que atravessa vários álbuns de Tintim. Oliveira da Figueira merece mesmo honras na galeria dos incontornáveis personagens do mundo de Tintim, de que são figuras de proa o capitão Haddock, a dupla Dupond e Dupont e o professor Girassol.

A mostra de Coimbra é pequena, mas significativa, exibindo álbuns de Tintim em várias línguas, como o original francês, o árabe, o chinês, o holandês, o grego e o castelhano. Em português mostram-se mesmo exemplares históricos de várias publicações nacionais de banda desenhada, que incluem as aventuras de Tintim. A mais antiga, "O Papagaio", data de 1935, mas há outras como o "Cavaleiro Andante" (1952/62), "Zorro" (1962/66) e a revista "Tintim", publicada entre 1968 e 1982.

Américo Sarmento in JN (08/11/2006)

TINTIM EM COIMBRA

Antecipando as comemorações do centenário de Hergé (1907-1983), o genial autor de Tintin, o Departamento de Cultura apresenta uma pequena mostra de textos e peças várias dedicadas às personagens criadas pelo artista belga e que ainda hoje preenchem o nosso imaginário. Tanto mais que uma dessas personagens é “o Professor Pedro João dos Santos, o célebre físico da Universidade de Coimbra “, que participa na aventura do Aurora, na companhia do jovem repórter Tintin e do capitão Haddock, em busca de A Estrela Misteriosa, publicada no Le Soir-Jeunesse (1941-1942) e, em 1945, em álbum autónomo. Além, naturalmente, de outras personagens, sem esquecer o nosso querido compatriota Senhor Oliveira da Figueira.

Em suma, uma exposição a não perder pelos tintinófilos!

Organização: Câmara Municipal de Coimbra – Departamento de Cultura

CASA MUNICIPAL DA CULTURA

Rua Pedro Monteiro

3000-300 Coimbra

§ 239 702 630

Fax 239 702 496

 2.ª a 6.ª – 9h00 às 18h30

Sáb., Dom. e Feriado – 10h00 às 18h30

3 a 18 de Novembro 2006

Local: Biblioteca Municipal de Coimbra

sábado, 14 de outubro de 2006



O semanário Trevim da Lousã publicou um cartoon de Carlos Sêco parodiando as aventuras do Tintim. Carlos Sêco é francês, filho de pais portugueses, vivendo actualmente em Portugal. Apaixonado pelo Tintim, Sêco publica regularmente no Trevim cartoons humorísticos, além de ser o autor do personagem de BD Jonas, também ele da «família» do Tintim. De notar, que Carlos Sêco faz parte dos órgãos sociais da cooperativa proprietária do jornal Trevim.