sexta-feira, 24 de maio de 2024

Ver E Saber

Tintin - Cromos Ver e Saber - Aviação e Marinha

Os Estúdios Hergé editaram as colecções de cromos Voir et Savoir: A história do Automóvel, A história da Aviação e A história da Marinha. Em Portugal, esses cromos foram editados pela Editorial Íbis, sendo os cromos da História do Automóvel editados em livro pela Editorial Pública em 1982. 

Actualmente, estes cromos são uma raridade para os tintinófilos mundiais. (...) colecção de 32 da História da Aviação - Origens a 1909, que acompanhavam as embalagens da Tulicreme no ano de 1970. 

[Há também uma outra coleção sobre a Marinha nas que não tem caderneta]

https://biblobd.blogspot.com/2010/01/tintin-cromos-ver-e-saber-aviacao.html

CROMOS / CADERNETA

HISTÓRIA DA AVIAÇÃO ORIGENS A 1909 - 32 cromos (Editorial Ibis / Tulicreme)


Caderneta "Tintin em aviōes", 32 cromos Ver & Saber da série « Aviação origens a 1909 », edição Tulicreme - editorial Ibis, Portugal, ano de 1970


Para obter a caderneta era preciso enviar o nome e morada, com a importância de 3$00 em selos de correio,  para a Editorial IBIS Rua Henrique de Paiva Couceiro, 11 - Venda Nova, Amadora.

Os selos S.C. Orey Antunes deveriam ser colados no impresso destacável da caderneta.

Os cromos eram um pouco menores em relação aos cromos originais e também eram em menor número (32/60).

Duplo concurso Tulicreme (1970)

Sorteios Mensais

Todos os meses - 02/09/1970 - 07/10/1970 - 04/11/1970 - 02/12/1970 - eram sorteadas 10 bicicletas EFS

Devia-se recortar o triângulo EFS que estava impresso no envelope, colar num postal e enviar para a FIMA Fabrica Imperial de Margarina, Lda, Apartado 2481, Lisboa 2

Sorteio final

Os três principais prémios eram viagens de 7 dias para três pessoas a três destinos diferentes: Londres, Palma de Maiorca e Madrid (que deveriam acontecer ainda durante o ano de 1970).

Devia colar-se na folha destacável da caderneta o selo SC Orey Antunes que estava impresso no folheto. Quando os 16 espaços estivessem preenchidos deveria colar-se a folha num postal com nome, morada e idade e enviar para a FIMA Fabrica Imperial de Margarina, Lda. Apartado 2481, Lisboa 2

1-3 - Viagens; 4-12 - Bicicletas EFS; 14-33 - Coleções de livros juvenis; 34-40 - Conjunto de construções juvenis; 41-60 - Assinaturas da revista Tintin

Colaboração: Agência de Viagens Orey Antunes, Fábricas de Bicicletas EFS, Editorial IBIS

HISTÓRIA DA MARINHA - Pelo menos 21 cromos (Editorial Ibis / Tulicreme)



Não se conhece caderneta para a coleção da Marinha.

(Imagens Fernando Marques)

HISTÓRIA DO AUTOMÓVEL

Editado em livro, no ano de 1982, pela Editorial Pública.

Tintin raconte - Voir et Savoir

Uma das vertentes pedagógicas da banda desenhada é, sem dúvida, a didáctica. Aproveitando o sucesso do Tintin, o atelier de Hergé, com a ajuda preciosa de Bob de Moor, Jacques Martin e Edgar Pierre Jacobs, editou a colecção Voir et Savoir que reunia colecções de cromos desenhados com a presença de Tintin e Milou e retratava a evolução histórica dos diversos meios de locomoção (Comboios, Barcos, Automóveis e Aviões).

A primeira colecção que surgiu foi «Le chemin de fer», que reuniu unicamente seis cromos e que marcou significativamente o fim da colaboração de Jacobs com Hergé.

Posteriormente surgiram sob a direcção histórica e técnica de Jacques Martin o volume «L' histoire de l'aviation - des origines a 1914», que contém 60 cromos. O segundo volume sobre a história da aviação cobre o período de 2ª Guerra Mundial (1939-1945) com também 60 cromos.

O balonismo também teve uma edição específica de 60 cromos com a «L' histoire de l'aérostation - Des origines a 1940», que teve a direcção técnica de Edgar Pierre Jacobs.

Os volumes seguintes foram dedicados à marinha. O primeiro volume «L' histoire de la marine - Des origines a 1700» teve a direcção histórica e técnica de Georges Fouillé e do banda desenhista Bob de Moor. O volume teve os mesmos 60 cromos com a particularidade de retratar diversas caravelas do período áureo dos descobrimentos portugueses. O segundo volume foi editado mais tarde e cobre o período de 1700 a 1850 com a quantidade de cromos, tendo a direcção técnica da responsabilidade de mais um elemento, Marjolaine Mathikine.

Finalmente, a história do automóvel com um volume de 60 cromos e a direcção técnica de Jacques Martin: «L' automobile - Des origines a 1914». 

Este volume teve uma edição portuguesa da Editorial Pública em 1982 com o título «A história do Automóvel» inserido na colecção Pequena Enciclopédia Tintin.


Livro. História do automóvel com desenhos do Tintin e Milou de Jacques Martin. Editorial Pública, Lisboa - 1982, 63 páginas, Cor, Cartonada, 320x235 mm 

Zetantan, Over Blog, 09/09/2006

Há uma colecção de calendários da Ilanco (Porto, 1986) denominada "Desenvolvimento Histórico do Automóvel" mas que não tem os desenhos de Hergé.

Todos os cromos da colecção original podem ser vistos nos seguintes links:

- Album Chromos Voir et Savoir

- Tintin passion: Tintin raconte...

páginas Fb «Chromos S&V» e « Troc Tintin »:

Plusieurs critères déterminent le prix d’un chromo V&S :

- le thème de la collection (6 chromos Chemin de fer seulement et 36 Aérostation), les autres collections comprennent 60 chromos.

- le texte au verso (les versions promotionnelles «spécimen», «cadeau d’abonnement», les versions publicitaires «Prinsor», «INA», «Shell italia», «Tulicreme») sont plus rares et plus recherchées…

https://www.facebook.com/chromosvoiretsavoir/



Sem comentários:

Enviar um comentário