A própria capa de "Hergé em Portugal" exibe um desenho que representa Oliveira da Figueira a cumprimentar Tintin e Milu, e que terá sido desenhado por Hergé numa carta de resposta a dois admiradores portugueses que o tinham tentado visitar em Bruxelas em 1958.
Os então jovens Francisco Hipólito Raposo e Pedro Emauz Silva deixaram um cartão de visita em nome, justamente, de Oliveira da Figueira – humor que Hergé terá apreciado. A «fraterna» carta de Hergé encontra-se reproduzida na brochura e todo este desenlace é destacado por Maria Helena Borges (diretora-adjunta do Programa Gulbenkian Cultura e coordenadora da versão portuguesa de «Hergé») numa reportagem televisiva para a TVI («Tintin faz 93 anos» [vídeo], 10 out. 2022, Arquivos Gulbenkian, ID: 384501).
https://gulbenkian.pt/historia-das-exposicoes/exhibitions/1494/
https://www.facebook.com/watch/?ref=saved&v=581869526379564
Este desenho foi motivado por uma visita de Francisco Hipólito Raposo (Quito) e Pedro Emauz Silva aos Estúdios Hergé, em 1958. Na ausência do autor, deixaram um cartão de visita impresso, em que se lia: “SENHOR/ OLIVEIRA DA FIGUEIRA / (ANTIQUAIRE, BIJOUTIER ET BRIC-À-BRAC) / LISBOA / AFRIQUE DU NORD”.
Mais tarde, Hergé enviará uma reconhecida carta de agradecimento e este desenho com a dedicatória aos seus amigos fiéis em Portugal – tal como “Tintin a pour fidèle dans le monde, le Senhor Oliveira da Figueira”…
Sem comentários:
Enviar um comentário