"A banda desenhada que dá vida a aventuras em imagens dos 7 aos 77 anos" é o slogan que sempre deu mote à revista Tintin. A partir desta sexta-feira a publicação francesa regressa às bancas para uma edição "única e criativa", que assinala o 77.º aniversário da editora Éditions du Lombard.
Com mais de 400 páginas, a reedição da revista Tintin é o resultado de uma colaboração de 80 autores a quem foi pedido que revistassem as famosas personagens de banda desenha, como Blake e Mortimer, Alix, Clorofila, Ásterix , Lucky Luke, Corto Maltese ou Valérian.
"Depois de, em 2016, ter sido publicada uma primeira coleção de 777 páginas com contos da edição belga de Tintim, esta segunda coleção, com o mesmo número de páginas, reunirá também contos, muitos dos quais publicados exclusivamente na edição francesa da publicação. Nela estarão presentes os grandes autores que fizeram a história do jornal", pode ler-se numa nota do site da Le Lombard.
A criação de Hergé surgiu num período pós-guerra e foi como um "reavivar" da cultura francesa e belga. À TSF, o director do festival português Amadora BD, Nelson Donas, lembra o seu "papel determinante na divulgação de novos heróis".
O repórter Tintin e as aventuras com seus amigos, Capitão Haddock e o cão Milou tiveram um enorme impacto mundial no mundo da banda desenhada, tendo dado nome à revista francesa em Setembro de 1946. As publicações foram maior parte reunidas em colecções álbuns de banda desenha, que, como explica Nelson Donas, "traziam histórias completas que as pessoas anteriormente iam juntando os fascículos para fazer um álbum".
Também para assinalar os 77 anos da Éditions du Lombard, o Museu de Banda Desenhada da Bélgica recebe a exposição "Le Lombard, une affaire de famille", que dá a conhecer aos visitantes reproduções e alguns originais dos famosos autores da revista Tintin, entre 9 de Setembro de 2023 e 25 de Agosto de 2024.
in TSF
Sem comentários:
Enviar um comentário