EM 1973 ESCREVI A HERGÉ... E ELE RESPONDEU-ME!
[A propósito do que acabei de publicar sobre a revista Tintin, lembrei-me de partilhar convosco esta memória.]
Em Junho de 1973 viajei a Paris e Bruxelas na tentativa de por lá me radicar a fazer Banda Desenhada (BD). Eu tinha 29 anos e a cabeça cheia de sonhos.
Em Paris ofereci-me ao jornal "Ici Paris" (sem sucesso), procurei editores e falei com o argumentista Claude Moliterni, que me deu muitas esperanças... mas também sem sucesso.
Em Bruxelas visitei as redacções das publicações mais importantes de BD (Tintin, Spirou e Pilote). Falei com os chefes de redacção de todas elas, que viram os meus desenhos... mas também não consegui o sucesso que esperava.
No regresso escrevi a Hergé que, entretanto, soubera estar a dirigir as filmagens das suas histórias em Desenho Animado. Pedi-lhe trabalho para fazer sequências de animação.
(Muito mais tarde esses desenhos animados foram editados em Portugal, em CD, pelo jornal Público, e comprei toda a colecção).
Não consegui o trabalho que ambicionava... mas Hergé escreveu-me!... Guardo a sua carta como troféu, e que muito me honrou.
Onofre varela, Facebook, 26/12/2023
Em 1973 fui a Bruxelas procurar trabalho no campo da BD. Falei com os chefes de redacção das três revistas principais: Pilote, Spirou e Tintin. Soube que o Hergé estava nos estúdios da Belvision a dirigir os trabalhos das Aventuras de Tintin em desenho animado. No regresso fiz um personagem das suas histórias a caminhar, em três acetatos, e enviei-lhe para ele saber que era capaz de fazer sequências para Desenho Animado. E ele respondeu-me! Guardo religiosamente essa sua carta onde me diz que não tem possibilidade de me dar trabalho mas que ia enviar o meu pedido para a revista Tintin... não tive sortinha nenhuma!...
Onofre Varela
também no número 12 de "Varellápis"
Sem comentários:
Enviar um comentário