Nesta página gostamos de relembrar todo o tipo de coisas relacionadas com as personagens de Hergé de forma a dar mais visibilidade a algumas dessas homenagens ou simples referências a esse universo.
Há muitas homenagens que só encontramos muito mas tarde e apenas por acaso. Porque existe na internet e encontramos à procura de outras coisas. Porque alguém chamou à atenção para isso. Ao folhear uma publicação antiga. Ao consultar algum portfolio de um artista. Mesmo em sites estrangeiros que conhecem coisas que não são tão divulgadas.
Mesmo sabendo que algo foi publicado podemos não ter mais dados. Muita coisa que foi publicada em jornais antigos, em fanzines, na revista Tintin e em outras publicações que publicaram as aventuras de Tim-Tim, em publicações próximas de Abril de 1974 com referências. E muito mais...
Não podemos conhecer tudo, podemos não nos lembrar de algumas coisas e porque nem sempre esta ideia de reunir em arquivo.
Tentamos ir colocando sempre novos "posts". Uns com mais importância outros nem tanto. Quem reparar que falta algo deve informar-nos mesmo que ocasionalmente até possa estar em agenda ou termos algo semelhante sobre o assunto.
Também podemos contactar algumas pessoas sem conseguir ter mais dados. Ou não saber se algo diz respeito ao que procuramos ou se pode ser mera coincidência.
Por isso era importante se a página for alertada para o facto de estarem em falta coisas de que se lembram. Algo que um ilustrador fez (pode ser o próprio a alertar!), um texto de que gostaram, uma imagem ou artigo que consta numa obra mas que não seja tão conhecida por não se relaciona directamente com o n/ herói, etc
Mas mais vale sermos alertados mais do que uma vez do que desconhecermos a existência de algo.
As coisas existindo na net podem sempre ser encontradas. O nosso objectivo é centralizar o máximo que conseguirmos e assim ser mais fácil encontrar coisas que tenham interesse e fazer a sua divulgação.
EXEMPLOS
Em breve serão colocados imagens que só casualmente reparamos que tinham ligações a Tintin. Por exemplo numa das edições da Fanzine Efeméride com uma homenagem ao Tenente Blueberry. Numa edição de 2004 da Bedeteca e do Público aparece numa ilustração uma figura parecida com Tintin e ainda ficámos na dúvida se seria elegível mas felizmente ele está com Milu. Ainda algumas imagens de Manuel João Ramos que foram colocadas no excelente site da "Bedeteca do Porto" mas que foram encontradas por acaso.
Num comentário antigo no facebook de Marita Monteiro ela dizia que frequentava o café Tintin onde também costumava ver Mirita Casimiro (1914-1970). Não conseguimos confirmar onde era esse café e até quando existiu.
Ao ver uma reportagem televisiva sobre Zé Oliveira reparamos que um dos donos do licor Beirão e ligado ao Jornal "Trevim" da Lousã aparecia junto a alguns desenhos com o licor e havia ainda uma imagem com Tintin e Haddock mas no entanto não sabemos mais dados desse desenho.
Num site de um ilustrador português tem algumas imagens mas não conseguimos saber se ele é o autor por isso ainda não tínhamos publicado.
Coincidências:
Existe uma expressão muito utilizada em português: "Tim Tim Por Tim Tim". (ciberdúvidas)
Povoação chamada Tintim em S. Pedro de Cadeira (Dic 1893).
Música:
"Hergè’s First Girlfriend" de José Dias [Live, 1969], "Sete Bolas De Cristal" de Mário Delgado [Filactera, 2002]. "Tintim casou" de Rita Guerra, GNR, Afonsinhos Do Condado, Ramon Galarza, ...
A maior parte das vezes é apenas uma referência à expressão "Tim Tim Por Tim Tim" (Bric À Brac, Celeste Rodrigues, Mísia) ou outras situações semelhantes. Por exemplo existem as canções "Não Sejas Tintim" dos Arte Jovem ou "Adeus, Tim Tim, Adeus" do Conjunto Pai E Filhos. Ou outras populares como "Tim Tim Dari Dari" ou "Tintim Dáridá" do Grupo Folclórico de Santa Marta de Portuzelo, etc.
BD:
Graças a um site espanhol ficamos a saber que Tintin ou outras personagens aparecem nos álbuns "Astérix Entre os Belgas" e "Os 4 Ases e a vaca sagrada". E ainda há referências num dos livros de Émile Bravo.
Outras revistas portuguesas:
Volta Ao Mundo (2014) - Moulinsart
Juvebedê 86 (2021) - Expo Gulbenkian
Sem comentários:
Enviar um comentário