A exposição "Coisas que acontecem", que integrou a mostra Ilustração Portuguesa 2004, foi pensada para o público infanto-juvenil e partiu de um conjunto de notícias do jornal O Público de 2003 e do primeiro semestre de 2004 que foram ilustradas por 20 nomes nacionais. Um dos trabalhos incluía um desenho com imagens de Tintin e Milou.
A Ilustração Portuguesa 2004 está na Galeria Municipal da Cordoaria Nacional até 7 de Novembro. A 6ª edição daquela que é uma das exposições mais emblemáticas produzidas pela Câmara Municipal de Lisboa, através da Bedeteca de Lisboa, tem este ano como tema a “Ilustração de imprensa”. Além do núcleo central e do temático, a mostra inclui um núcleo infantil e ainda uma retrospectiva da obra do mexicano José Guadalupe Posada. Da programação interactiva constam um debate com directores de arte, um ciclo de cinema de animação, diversos ateliers para os mais jovens e lançamentos editoriais. De tudo daremos conta nas linhas que se seguem.
EXPOSIÇÕES
_ILUSTRAÇÃO PORTUGUESA 2004 - Mostra de trabalhos publicados em 2003 e 1º trimestre de 2004 das várias vertentes da ilustração: imprensa, publicidade, infanto-juvenil, web e inéditos. Estão representados 76 ilustradores, dos quais 19 integram a mostra pela primeira vez. Comissariada por Alice Geirinhas, ilustradora e coordenadora da área de formação da Bedeteca de Lisboa, Cristina Sampaio, ilustradora e Vicente Ferrer, ilustrador espanhol e editor da Media Vaca.
_90’S - Mostra de ilustração publicada na imprensa escrita portuguesa na década de 90. Com esta mostra, que inclui trabalhos de 16 autores, apresenta-se um registo daquele que foi o lançamento de uma geração de ilustradores de imprensa a partir de um momento especialmente dinâmico para a ilustração na imprensa periódica, nomeadamente nos jornais. Comissariada por Jorge Silva, designer e director de arte do jornal Público.
_COISAS QUE ACONTECEM - Mostra de uma selecção de notícias ilustradas: uma encomenda a 20 ilustradores dedicada ao público infanto-juvenil. Pretende-se com este núcleo dinamizar e promover junto do público infanto-juvenil o conhecimento e o gosto pela ilustração de imprensa, formando outros modos de ver. Comissariada por Alice Geirinhas.
EDIÇÕES
_Emissão Filatélica Comemorativa dos "Heróis Portugueses de Banda Desenhada"; composição com 4 selos soltos e um bloco de 4 selos a apresentar oficialmente pelos CTT, numa parceria com a Bedeteca
_Catálogo "Ilustração Portuguesa 2004"
_Caderno de actividades "Coisas que Acontecem"
02.11.2004
Coisas que acontecem na BDteca (2007)
A partir de amanhã e até 22 de Dezembro acontece a segunda edição de "BDteca", um evento organizado pela Câmara Municipal de Odemira. Entre as várias actividades salientamos a exposição "Coisas que acontecem", que integrou a mostra Ilustração Portuguesa 2004 e que estará patente na Escola Básica 2,3 de Sabóia. Pensada para o público infanto-juvenil, parte de um conjunto de notícias seleccionadas do jornal O Público, em diferentes rubricas - Destaque, Internacional, Cultura, Ciências, Sociedade, Desporto, Local –, entre em 2003 e primeiro semestre de 2004. Ano e meio revisto e desenhado por 20 ilustradores nacionais: Pedro Burgos, Richard Câmara, André Carrilho, Alain Corbel, Alberto Faria, João Fazenda, António Jorge Gonçalves, Luís Lázaro, Daniel Lima, Jorge Mateus, Marta Monteiro, Ágata Moreira, Pedro Nora, Edgar Raposo, Rui Ricardo, Patrícia Romão, André Ruivo, Cristina Sampaio, José Manuel Saraiva e Pedro Zamith. Exposição comissariada por Alice Geirinhas, existe um livro, editado pela Bedeteca de Lisboa, para os mais jovens que propõe uma série de actividades que levarão à descoberta do jornal enquanto veículo de comunicação com uma organização própria, além de propostas de trabalhos de ilustração e informações biográficas sobre os autores participantes, acompanhadas do respectivo auto-retrato.
09.05.2005
Coisas que ganham prémios...
A Bedeteca de Lisboa informa: o atelier Silva! Designers ganhou na categoria de design editorial/Catálogos, o Troféu de OURO do 7º Festival do Clube de Criativos com o catálogo e livro de actividades "Coisas que Acontecem", que acompanhou a exposição que Alice Geirinhas comissariou na última edição da Ilustração Portuguesa, e o Troféu de Bronze com o catálogo do "El Alma de Almada El Impar, Obra gráfica (1926-1931)" da exposição comissariada pelo João Paulo Cotrim e Luís Manuel Gaspar.
Um especial agradecimento aos 20 ilustradores que ilustraram as 20 notícias do nosso mundo: Pedro Nora, Ágata Moreira, André Carrilho, Richard Câmara, Pedro Zamith, Rui Ricardo, José Manuel Saraiva, Marta Monteiro, Alberto Faria, Cristina Sampaio, Jorge Mateus, Edgar Raposo, João Fazenda, Patrícia Romão, Pedro Burgos, Daniel Lima, André Ruivo, Luís Lázaro, António Jorge Gonçalves e Alain Corbel.

Sem comentários:
Enviar um comentário