Na versão portuguesa de "A Estrêla Misteriosa", publicada em 1961 pela Flamboyant, vemos fotos dos iminentes investigadores que se juntariam à expedição em busca do aerólito (o fragmento da estrela cadente que caiu na Terra). Neste primeiro álbum publicado com o Capitão Haddock [antes do lançamento de "O Caranguejo..." em 1962], era tratado por Capitão Rosa, como constava na revista semanal "O Papagaio", publicada em Portugal desde a década de 30 [e seguintes]. Foi também apresentado como presidente da "Liga dos Marinheiros Anti-álcoolicos". Em álbuns posteriores, foi renomeado como Capitão Haddock (...).
Assim, o nome Rosa surgiu nos anos 30 e 40 em Portugal, na revista "O Papagaio" [e nas seguintes]. Aliás, nessa altura, Milou chamava-se "Rom-Rom" e até Tintim se escrevia Tim-Tim! De qualquer modo, quando a Flamboyant começou a publicar os primeiros álbuns no início dos anos 60, e só no primeiro álbum publicado em que aparece o Capitão Haddock ("A Estrêla Misteriosa"), Haddock foi nomeado Capitão Rosa. Depois desse único álbum da Flamboyant, creio que em todas as edições seguintes de todas as histórias de Tintim, foi chamado Haddock. Depois da falência da Flamboyant no início dos anos 70, assumiu o cargo outra editora brasileira, a Record [a partir de 1969]. Durante um curto período, relançaram algumas histórias utilizando o que era da Flamboyant, pelo que os álbuns ainda eram de capa dura e idênticos aos da Flamboyant, com excepção do nome da editora, mas isso foi apenas durante algumas edições ao longo de alguns anos, na década de 70. Depois disso, a Record começou a publicar todas as histórias em capa mole (para meu horror) e seguindo a ordem pela qual Hergé as publicava (até colocaram um número no canto superior direito da capa: 1-A Estrela, 3 América, 7 Congo [5ª série], etc.). Se alguém deste grupo tiver um exemplar da Record, penso que já o veremos nomeado como Haddock em "A Estrela Misteriosa", embora não tenha 100% de certeza, pois não tenho todos os álbuns da Record, apenas alguns, pois tive um verdadeiro problema com as capas moles. Depois da Record, como disse o Orlando Moreira, veio o Verbo de Portugal e sabemos que já se chamava Haddock nessa altura.
FS, 27/04/2025
[O Papagaio - Tim-Tim No Deserto-1942, A Estrela Misteriosa-1943, O Segredo da Licorne-1947; "Diabrete" - O Tesoiro do Cavaleiro da Rosa-1950 e As Setes Bolas-1951; "Cavaleiro Andante" a partir de 1952 com "O Templo do Sol"; "Zorro" em 1953]
Sem comentários:
Enviar um comentário