terça-feira, 29 de maio de 2007

Câmara Clara

Na semana em que Hergé, o célebre criador de Tintim, faria cem anos, o Câmara Clara recebe João Paulo Cotrim e Miguel Portas, dois autores amantes de BD, para uma conversa sobre histórias aos quadradinhos que marcaram gerações, anteciparam acontecimentos e abalaram regimes. Um programa sobre histórias aos quadradinhos que nos fazem viajar pelo mundo, sonhar, tremer e rir. Uma emissão com  muito mais que grandes desenhos e grandes textos: para lá da tradução do percurso ideológico de Tintim por Guilherme d' Oliveira Martins e dos erros científicos de Tintim por Nuno Crato, para lá dos maiores nomes da história universal da BD e dos maiores talentos nacionais no género, trazemos-lhe, ainda, o escritor premiado Arnon Grunberg na sua única entrevista televisiva; a última exposição de Filipe Rocha da Silva; a exuberante cantora Lila Downs e a super-estrela do piano, Lang Lang.

RTP

https://arquivo.pt/wayback/20081021110622/http://camaraclara.rtp.pt/arquivo/070520.htm

+

João Paulo Cotrim, escritor e Miguel Portas, eurodeputado, falam do primeiro contacto que tiveram com o Tintim e ao longo do programa falam da banda desenhada de um modo geral. 06m05: Fotografia a preto e branco de Hergé a desenhar; capa do primeiro suplemento no "Petit vingtième" com "As aventuras de Tintim no país dos sovietes" de Hergé; capa e ilustrações dos livros "Tintim no Congo", "Tintim na América", "O Lótus azul", "O ceptro de Ottokar" de Hergé alternada com declarações de Guilherme d´Oliveira Martins, Presidente do Tribunal de Contas, que traça o percurso ideológico do Tintim; declarações Nuno Crato, cientista e professor, fala dos erros científicos de Tintim, alternado com a capa e ilustrações dos livros "O templo do sol" e "Explorando a lua". 10m51: João Paulo Cotrim e Miguel Portas falam das aventuras de Tintim e do seu criador. 18m17: Capa, comentários e páginas do livro "O Messias dos Judeus" de Arnon Grunberg; declarações de Arnon Grunberg, escritor. 27m30: Capa do livro "A Caçada" de Enki Bilal e Pierre Christin, com comentários e breve resumo feito pelos convidados. 30m11: Breve historial da banda desenhada, provocada pela competição dos jornais em Nova Iorque no início do Século XX; capa e ilustrações do livro "Litte Nemo in Slumberland" de Winsor McCay; desenhos do livro "Le docteur pestue" de R. Toepffer; declarações de Pedro Moura, crítico de BD alternada com imagens da BD de Tarzan, Flash Gordon, Superman, Príncipe Valente, série Spirou, Astérix nos jogos olímpicos, Maus e série Akira. 36m13: Capa dos livros "O Desejo de ser inútil" e "Corto Maltese: a casa dourada de samarcanda" de Hugo Pratt, "O Líbano: entre guerras, política e religião" e "O resto é paisagem" de Miguel Portas. 44m03: Breves imagens e historial da banda desenhada de autores portugueses, contada no livro, que apresenta a capa com o título "Das conferências do Casino à filosofia de ponta: percurso histórico da banda desenhada portuguesa" de João Paulo Paiva Boléo e Carlos Bandeiras Pinheiro; declarações de João Paulo Paiva Boléo, investigador e crítico de BD. 47m34: Capa e desenhos do livro "A Cidade nos Ecos da Semana" de Carlos Botelho; capa da obra "Rafael Bordalo Pinheiro: foto-biografia" de João Paulo Cotrim. 51m55: Capa dos livros "Salazar: agora, na hora da sua morte" de João Paulo Cotrim e Miguel Rocha e "Stuart: a rua e o riso" de João Paulo Cotrim. (...)

Arquivo rTP


Georges Rémi, 22 de Maio de 1907 - 22 de Maio de 2007

Georges Rémi é o nome verdadeiro de Hergé, genial criador de Tintin, e que nasceu faz hoje 100 anos.

Desde miúdo que adoro as aventuras do jovem repórter. Comecei a saboreá-las na mítica revista Tintim, cujo único demérito foi marginalizar entre nós a BD clássica americana, praticamente já só apresentada entre nós no Mundo de Aventuras. A ligação à revista-mãe Tintin e os contratos associados assim o provocaram (...) [LER TUDO]

https://arquivo.pt/wayback/20080215041557/http://www.alamedadigital.com.pt/n8/horizonte.php

COMBUSTÕES

O homem era fascista, que mal tem isso ? - por Miguel Castelo Branco

João Paulo Cotrim, Miguel Portas e Guilherme Oliveira Martins na RTP-2 e até o incansável Marcelo na 1 tratando infantilmente do tópico do dia: Tintin. Uma quase monomania em torno das ligações ideológicas e amizades fascistas de Hergé: obsessão, repetição, estreiteza de informação e visão, manipulação e ausência flagrante de gosto. É verdade, Hergé era fascista, pró-nazi, anti-semita, anti-americano, nostálgico dos universos pitorescos, dos povos irredutíveis e declarado inimigo do comunismo. É-me totalmente indiferente que fosse ou não seguidor de Léon Degrelle, de que, aliás, o jovem e heróico repórter é fiel (...) [LER TUDO]

https://arquivo.pt/wayback/20070830133227/http://www.alamedadigital.com.pt/n8/blogues.php

Manecas

Hoje a ouvir a Paula Moura Pinheiro no Câmara Clara sobre o Hergé, João Paulo Cotrim em conversa com Miguel Portas, lembrou as aventuras do Manecas que até o Lenine foi conhecer ao país dos Sovietes. Antes mesmo do Tintin.

No caso o Manecas, de Stuart Carvalhais o pai da banda desenhada portuguesa, vai conhecer os boches. Mas não se vai deixar enganar, não vai não.

Dias que Voam, 20/05/2007

Sem comentários:

Enviar um comentário