terça-feira, 6 de maio de 2025

O Caso Tournesol

O Caso Tournesol é um telefilme de animação belga realizado por Ray Goossens e produzido em 1964. É a primeira adaptação cinematográfica do décimo oitavo volume da série de banda desenhada As Aventuras de Tintim, "O Caso Girassol", escrito e desenhado por Hergé e publicado em 1956.

É também considerada a última temporada da série de animação "As Aventuras de Tintim" produzida pela Belvision.

O telefilme "O Caso Tournesol" foi transmitido pela RTP-1, às 20h10 do dia 23/12/1969. No dia 24/12/1969 pelas 18h40 deu novamente As Aventuras de Tin-Tin (A Estrela Misteriosa) e o último episódio de Pippi. 

Mário Castrim assinou a critica televisiva no Diário de Lisboa ("Tin-Tin É Triste Vê-lo Assim") mas não perdoou várias situações de que não gostou no filme. Hergé esteve afastado da produção do mesmo.

Foi lançado em Portugal no formato VHS (68 minutos) - DGEAT 1954/88 pela Diger Video


Sinopse:

O professor Girassol (Tournesol) acaba de desenvolver uma nova arma que utiliza ultrassons e destrói objetos de vidro. Se fosse aperfeiçoada para destruir qualquer coisa que não fosse vidro, esta invenção poderia tornar-se uma arma particularmente perigosa. Para além dele, apenas um estudioso sildavo, o Professor Bretzel, sabe operar esta máquina.

Tintim, Milu, o Capitão Haddock e Girassol vão a casa dele para o avisar, mas descobrimos que foi raptado por agentes sildavos e Girassol também é raptado. São posteriormente capturados por agentes secretos da fronteira. Tintim e Haddock são capturados, o ferido Tintim é transportado numa ambulância, da qual escapa e encontra os Dupondt. Vão à ópera onde roubam a ordem de libertação do Professor Girassol assinada pelo Coronel Brütel, o chefe da polícia.

Aparecem então na fortaleza de Darkau disfarçados de agentes da polícia secreta, mas são desmascarados. Depois de várias reviravoltas, escapam num tanque e chegam à fronteira de Sildávia com os dois professores e Haddock.

Ficha técnica:

Realizado por: Ray Goossens

Argumento: Charles Shows, baseado em Hergé

Música: Ralph Darbo

Editora: Diger Video 

Licenciamento (?) - GENOKE Ag.

Empresa de produção: Belvision

Géneros: animação, aventura, comédia

País: Bélgica

Idioma: Francês

Duração: 68 minutos

Formato: Cores - 1,78:1 e 1,33:1 - Mono

Datas de lançamento:

Bélgica: 1 de Janeiro de 1964

Há várias diferenças para a versão em álbum.

https://fr.wikipedia.org/wiki/L%27Affaire_Tournesol_(t%C3%A9l%C3%A9film)

(Principais diferenças com o álbum)

Nesta adaptação para filme apenas os agentes Sildavos estão presentes no início de Moulinsart.

Os Dupondt chegam de helicóptero no início. A polícia não foi notificada.

Serafim Lampião não aparece.

Os heróis não vão para a Suíça como no álbum, mas sim para a Sildávia, um país que apenas é mencionado no álbum.

O Professor Girassol é raptado por agentes sildavos enquanto está com Tintim e Haddock.

O professor Topolino não aparece, é substituído por um estudioso sildavo, o professor Bretzel, que também é raptado.

Na versão em  álbum são os Sildavos que raptam o professor após o combate contra os Bordurienses, no filme para TV acontece ao contrário.

O professor Girassol diz a frase "A minha terra natal é Sildavia", uma frase que nnão existia no livro.

Os Dupondt têm um papel mais importante do que no álbum, pois fazem parte da aventura na Bordúria e salvam os seus amigos várias vezes. São mesmo eles que acompanham Tintim à ópera no lugar do Capitão Haddock, que está a ser mantido prisioneiro.

A Fortaleza de Bakhine foi renomeada Fortaleza de Darkau.

O Coronel Sponsz é renomeado para Coronel Brütel e a sua aparência física difere um pouco, o seu papel é menos importante do que no álbum, é o comandante da fortaleza de Darkau e o principal antagonista na segunda parte do filme para TV.

A fuga da fortaleza é muito mais movimentada do que no álbum e acontece de helicóptero.

Ao contrário dos álbuns de As Aventuras de Tintim, de Hergé, o Professor Girassol não é surdo e usa uma gabardina amarela e não verde.

Não conseguimos distinguir Dupond de Dupont (e vice-versa) porque o seu formato de bigode é o mesmo, ao contrário do que aparece nos álbuns

No filme para TV, são Tintin e Haddock que assistem à metrópole destruída pelo aparelho de ecografia, enquanto no álbum são os soldados da fronteira que assistem.

Na versão em álbum foi um outro soldado que se apercebeu da metrópole destruída graças ao dispositivo, enquanto no filme foi Girassol (Tournesol) quem se apercebeu disso.


Sem comentários:

Enviar um comentário