quinta-feira, 5 de maio de 2022

E se Hergé tivesse feito como Disney?

Em Março de 1986 era lançado o número inicial de um fanzine intitulado "Nemo", tendo como temática a BD, editado por um então desconhecido Manuel Caldas, de Póvoa de Varzim.

(...)

Outro aspecto que cedo ressaltou tinha a ver com a sua profunda admiração pelo autor Harold Foster e respectiva personagem, Prince Valiant. Esse afecto, incidindo sobretudo na componente artística, sem subalternizar a ficcional, ficou bem patente no quarto número do "Nemo" (datado de Fevereiro de 1987), com dezasseis páginas dedicadas à famosa série americana, a começar pela capa, ilustrada com a imagem do herói medieval de espada em riste numa dinâmica luta, valorizada por suaves cores aplicadas pelo faneditor em exímia e sensível execução, dando ao objecto gráfico um marcante cariz artesanal.

Sem menosprezar diversos outros temas da sua predilecção - nesse mesmo número Manuel Caldas escreveu dois interessantes textos, um artigo sobre Hergé, usando o pseudónimo M. Nöel Hantónio, e um estudo intitulado "Do 'Jornal da Infância ao Jornal da B.D.' - Cem Anos de Publicações Infanto-Juvenis em Portugal" -, iria ser a saga do Príncipe Valente, daí em diante, e até hoje, a sua paixão mais forte.

(...)

Geraldes Lino, Blog Fanzines de Banda Desenhada

https://fanzinesdebandadesenhada.blogspot.com/2007/02/nemo-fev-1987-nmero-dedicado-aos-50_14.html


Sem comentários:

Enviar um comentário