quinta-feira, 14 de dezembro de 2023

Dicionário ilustrado do Professor Girassol

 

Embora o Professor Girassol seja tão famoso, forçoso é admitir que o seu génio permanece desconhecido. Grandioso cientista, sem qualquer razoabilidade mantém-se ausente dos dicionários, das enciclopédias e, pior ainda, a História da Ciência ignora-o olimpicamente. Este é um livro do seu legado e serve como dicionário a todas as suas invenções e deliberações que aparecem em todo o universo dos livros do Tintin.

Esta obra da ASA, escrita por Albert Algoud em 1994, é a tradução portuguesa de "Le Tournesol Illustré - Éloge d'un oublié de l'Histoire des Sciences".

Dicionário ilustrado do Professor Girassol, Albert Algoud, ASA, 96 pp., cor, capa dura, 16,90€

2 comentários:

  1. Este texto de promoção da editora ASA parece-me muito confuso com virgulas e mais virgulas. Não sei o que serão deliberações mas a culpa será minha e utilização da expressão "todo o universo dos livros" não me parece feliz. No entanto é o texto oficial e está presente em vários locais onde se pode comprar o livro. Sugeria pelo menos um rodapé a indicar que esta nova edição da Asa está a ser lançada em Dezembro de 2023 depois da edição do dicionário de Haddock em 2021.

    ResponderEliminar
  2. Também não gostei do outro texto de promoção: «Nessa época, Hergé começa a distanciar-se da banda desenhada, para se interessar pela arte contemporânea. Além disso, quando mergulha na criação de uma nova aventura de Tintin, é pelo prazer de subverter os códigos que ele próprio estabelecera. É assim que, com «As J de C», ele entrega o seu trabalho mais inesperado. Antes de projetar a edição definitiva, conhecida no mundo inteiro, o desenhador tinha elaborado uma primeira versão, publicada na revista Tintin, e cujos originais estavam adormecidos nos seus arquivos, há 60 anos. Restaurados com cuidado e minúcia, esses documentos permitem-nos hoje oferecer-lhe a história de «As J de C», tal qual apareceu, na íntegra, na revista para jovens dos 7 aos 77 anos, entre 1961 e 1962.»

    ResponderEliminar