quarta-feira, 12 de novembro de 2025

O Caso Tornesol



(Revista Tintin, Portugal, 1969/1970)
 

Foi adiado o lançamento da edição especial de "O Caso Girassol" com base na revista Tintin. As edições internacionais devem ser todas iguais mas seria interessante que a edição portuguesa pudesse ter as informações sobre o aparecimento desta aventura no nosso país.

A primeira edição foi logo em 1957 na revista "Cavaleiro Andante" com  o título de "O Caso da Arma Secreta".


Curiosamente na edição da Revista Tintin portuguesa (1969/1970) teve o nome de "O Caso Tornesol" que foi o nome do professor nessa aventura. Já no filme da Belvision foi usado o nome "O Caso Tournesol". Mas ficou "O Caso Girassol" que era usado nas edições em álbum da Record (a partir de 1970) e nas posteriores edições lançadas em Portugal.

Também foi publicada no Diário de Notícias, em 1973, com o nome "O Caso do Invento Secreto".

O Caso Girassol (L'affaire Tournesol)

Álbuns: Record (Rio de Janeiro, 1970); Difusão Verbo (Lisboa, 1992); Círculo de Leitores (Lisboa, 2001); Público (Lisboa, 2004); Companhia das Letras (São Paulo, 2007) ASA (Lisboa, 2011)

Revistas: Cavaleiro Andante (O Caso da Arma Secreta) #270 de 2 de Março de 1957 ao #331 de 3 de Maio de 1958; Tintin (O Caso Tornesol) #27/2º ano de 29 de Novembro de 1969 ao #52/2º de 23 de Maio de 1970

Jornais: Diário de Notícias (O Caso do Invento Secreto) (21 de Janeiro de 1973 a 21 de Maio de 1973)

+

A distribuição dos álbuns de "O Caso Girassol: Edição Especial" (versão em português), prevista para 18 de Novembro, foi cancelada devido a problemas técnicos. Houve um problema técnico com algumas páginas e que por isso dificultava bastante a leitura do texto.

O cancelamento da distribuição desta edição especial teve repercussões internacionais, afectando todas as editoras que planeavam lançá-la nas respetivas línguas. De momento não há uma data de lançamento para esta edição.

SINOPSE

Quando chegou o momento de lançar a O Caso Girassol, Hergé reorganizou o seu método de trabalho. Em gabinetes fora de sua casa, em Bruxelas, o criador de Tintin acaba de instalar uma pequena equipa dedicada à realização dos cenários e da coloração.

Marcada pelo contexto da guerra fria, esta nova história inspira-se, com brilhantismo, nas fontes das histórias de espionagem, sem negligenciar as reviravoltas – por vezes, burlescas – que caracterizam As Aventuras de Tintin.

A versão original de O Caso Girassol, pré-publicada na revista Tintin de 23 de dezembro de 1944 a 22 de fevereiro de 1956, difere substancialmente da edição definitiva, nomeadamente, com as suas últimas vinte pranchas, expostas em páginas duplas, à italiana, oferecendo uma encenação espetacular da resolução do enredo.

Cuidadosamente restaurado a partir dos arquivos do desenhador, todos os elementos são reunidos, pela primeira vez, num álbum, acompanhado de um dossiê histórico profusamente ilustrado, e onde se reconstroem os bastidores da criação da aventura mais hitchcockiana alguma vez imaginada por Hergé. 

Editora: Asa

Categorias:

Livros > Banda Desenhada

Data de lançamento: 18-11-2025

Ano: 2025

ISBN: 9789892366777

Número de páginas: 96

Casaco: Casaco duro

https://www.almedina.net/as-aventuras-de-tintin-o-caso-girassol-1762394684.html

Nesta edição especial meticulosamente elaborada de O Caso Girassol, redescobrimos, quase setenta anos depois, a versão original desta aventura, publicada na revista Tintin, que difere consideravelmente da forma como a conhecemos até agora, particularmente nas últimas vinte páginas. Este álbum, passado durante a Guerra Fria, combina de forma primorosa elementos de romance de espionagem, sátira e espionagem científica, tudo num ritmo alucinante que demonstra, mais uma vez, o domínio de Hergé tanto do lápis como da caneta. A aventura mais hitchcockiana do artista belga inclui um dossier informativo que expande o contexto histórico deste episódio e relata também o restauro das ilustrações originais e o envolvimento da equipa dos Estúdios Hergé. (tradução do espanhol)

https://www.tintin.com/fr/albums/l-affaire-tournesol#







Sem comentários:

Enviar um comentário