Quantos personagens existem nas aventuras de Tintin? Cyrille Mozgovine inventariou 325, de Abdallah a Zorrino, num dicionário de nomes próprios publicado em 1992 pelas Éditions Casterman. De fora, ficaram os álbuns “Tintin au Pays des Soviets” e “Tintin et l’Alph-Art”, apenas publicados a preto e branco (o último, aliás, é uma obra deixada incompleta por Hergé), assim como as obras realizadas a partir de filmes ou de desenhos animados.
Numa selecção absolutamente subjectiva, o PÚBLICO escolheu 30 personagens - aqueles que, por razões várias, podem ser considerados os mais marcantes, fortes ou decisivos nas aventuras de Tintin.
Público, 20/09/2003
Bianca Castafiore
Nestor
Dupond & Dupont
Abdallah
Alcazar
Boris Coronel
Bada Ramon
Fakir
Laszlo Carreidas
Irma
Gibbons
Doutor Krollspell
Jules
Zorrino
Milou
Müller
Roberto Rastapopoulos
Pablo
Pedro João dos Santos
Coronel Sponsz
Tintim
Tchang
Capitão Archibald Haddock
Tournesol
Igor Wagner
https://static.publico.pt/coleccoes/tintim/PERSONAGENS.htm
artigo do Jornal Público
Companheiros de aventuras
Milu
Companheiro inseparável de Tintim, Milu é um fox-terrier de uma brancura pouco habitual. Verdadeira sombra do protagonista, era o único ser com quem Tintim falava no ínicio da sua saga de aventuras.
Capitão Haddock
Ex-oficial da marinha mercante, é o melhor amigo de Tintim. Tem um feitio difícil e problemas com a bebida. Surge pela primeira vez n' "O caranguejo das Tenazes de Ouro".
Professor Girassol
Criado no livro "O Tesouro de Rackham o Terrível" é um ciencista genial que sofre de problemas auditivos e é muito distraído.
Dupond e Dupont
Apareceram pela primeira vez no "Os Charutos do Faraó" e são dois detetives imbecis e pretenciosos e a maior fonte de humor de toda a obra.
Cristina Alves, Expresso, 07/01/2003
-
No decorrer das suas muitas aventuras, desenvolvidas ao longo de quase meio século, Tintin cruzou-se com inúmeras personagens ricas e diversificadas, 326 segundo “L’abcedaire Tintin: de Abdallah à Zorrino”, de Cyrille Mozgovine, que os identifica e analisa com rigor, humor e perspicácia.
Pedro Cleto, 2004
Sem comentários:
Enviar um comentário