Foi inaugurada no passado dia 26 de Maio na galeria WORK&SHOP, "Tintim por Tintim", a primeira exposição pública da experimentação com colagens digitais iniciada em 2004 por Isabel Brison e João Santos.O universo do Tintim pertence a um imaginário colectivo - internacionalmente extenso - que evoluiu desde 1930 apurando e insistindo na caracterizaçãodas suas personagens: desde o próprio Tintim, intrépido, ao Capitão Haddock, auto-acidentado; do distraído Professor Girassol aos deslocados irmãos Dupondt.
Em "Tintim por Tintim" geram-se compostos, relações e hierarquias de corpos em diversos cenários da série. Quebrando a linearidade da narrativa simples da Banda Desenhada original, mas usando esse lugar comum, estas obras deslumbram a justaposição e simultaneidade, recriando compostos imagéticos e relembrando questões ontológicas.
Dos oito aos oitenta, esta exposição apresenta novas aventuras em tudo diferentes das que acompanharam várias gerações.
A exposição termina a 21 de Junho e a galeria fica na Rua das Pedras Negras, 17, Lisboa.
http://www.worknshop.com/pags/i00.html
A Tertúlia BD, como o próprio nome indica, é um grupo de apaixonados pela banda desenhada, que há 22 anos, sob a égide do bedéfilo Geraldes Lino, se reúnem para compartilharem a sua paixão em jantares de confraternização. Paralelamente, é editado um pequeno boletim «Folha Volante» que é distribuídos aos tertulianos presentes.
A capa da «Folha Volante» nº 180 de Junho de 2007 é dedicada ao Tintin, contendo um artigo de Luís Silvestre publicado na revista Sábado de 3 de Maio e uma pastiche de Pedro Massano editada na revista .
No passado dia 1 de Junho no Museu da Ciência da Universidade de Lisboa teve lugar uma Feira da Matemática com uma exposição tintinófila intitulada à cata das gralhas na álgebra de Tintin que consistia em descobrir erros matemáticos nas aventuras de Tintin.
