Revista Imprensa
«Tu tens oito, dez, doze anos...
Não perdes um livro do Harry Potter e já estás à espera do próximo.
Gostas de heróis da tua idade, gente mexida, com ideias, atrevida, que arrisca e quer mudar o mundo.
Achas que consegues meter nesse grupo de amigos, que admiras, o Jaime?
Ele tem a tua idade mais ano, menos ano, é português e tem tudo para ser mais um dos teus heróis. E usa uma arma poderosa, tão poderosa que todos já a provaram um dia, para tirar uma dor, fazer esquecer um problema, colar uma cadeira, até remendar um buraco: uma pastilha elástica.
Isso mesmo! O Jaime quer ser o teu herói com uma pastilha elástica. Conseguirá?
Tu é que decides se ele merece ser, para ti, o que foram para mim muitos que já não chegaste a conhecer, ou que hás-de ouvir falar qualquer dia: a Mafaldinha, O Astérix e o Obélix, e especialmente o Tintin. O Tintim era endiabrado. Só que demorou muito tempo a gostar de pastilha elástica.»
Marcelo Rebelo de Sousa
2002 - Apresentação do novo livro de Manuel Arouca
Segunda aventura de Jaime, o Pastilha Elástica, uma vez mais contra o terrível Cabeça de Abóbora e a sua trupe de animais ao serviço do mal. Entre castelos assombrados, aviões da Segunda Guerra Mundial, grutas profundas de vulcão, terras maravilhosas onde todos são felizes ou cenários gelados da Antártida, desenrola-se uma aventura durante a qual a sobrevivência de grandes áreas do planeta Terra é posta em risco, incluindo Baía, a terra do nosso herói e da sua família