sábado, 30 de dezembro de 2023

O meu objeto: o foguetão de Toli César Machado

“O foguetão do Tintin faz parte do meu homestudio há mais de 15 anos. A minha mulher comprou-o no Museu Hergé, na Bélgica, para me oferecer numa data especial.

Sou fã do Tintin desde miúdo, colecciono os livros todos e estou sempre atento às edições especiais e comemorativas. Passei muitas horas a ver os desenhos animados na RTP2, e lembro-me de esperar que a revista Tintin dos 7 aos 77 chegasse às bancas. Curiosamente, há dias vi que vai sair uma edição única desta revista, para assinalar o 77.º aniversário da editora Éditions du Lombard.

Este foguetão é uma peça em resina muito bonita, o único objeto de design que tenho no estúdio porque é, realmente, simbólico para mim.

O foguetão surge no 17.º volume das Aventuras de Tintin, ‘On a marche sur la Lune’, um dos mais populares de sempre, editado em 1953. Trata-se da primeira missão de foguete tripulado, da humanidade à Lua, com o Tintin, o Snowy, o Capitão Haddock, o Professor Cálculo e Thomson e Thompson a bordo.”

Toli César Machado, 62 anos, fundador, músico e compositor dos GNR, acaba de lançar “Noir”, o seu segundo álbum a solo, que será apresentado a 18 de Fevereiro de 2024 na Casa da Música, no Porto, e a 24 de Fevereiro de 2024 no Cinema Roma/Fórum Lisboa.

In Notícias Magazine

PS: O foguetão surge, pela primeira vez, no 16º volume "Objectif Lune". Na notícia, alguns dos nomes dos personagens estão em inglês. Em português têm os nomes de Professor Girassol (Professor Cálculus), Milou (Snowy) e Dupond e Dupont (Thomson e Thompson).

Sem comentários:

Enviar um comentário