domingo, 31 de julho de 2011

Tintin no Museu da Miniatura Automóvel

O Museu da Miniatura Automóvel em Gouveia é um espaço de exposição de centenas de viaturas em escala reduzida. Uma das exposições não permanentes, é de miniaturas que retratam as aventuras do Tintin. Podemos encontrar as viaturas automóveis, o submarino do Tournesol, as figuras das personagens e o foguetão lunar. O sucesso desta exposição levou a que a mesma continue mais um semestre, até ao final deste ano. Para além do herói de Hergé, podemos encontrar miniaturas de automóveis das aventuras de Spirou & Fantásio, Blake & Mortimer e Michel Vaillant.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

LP Tintin - o loto azul



A Vértice editou nos anos 70 (?) um LP contendo uma versão áudio do episódio de Tintin, «O lótus azul».
Os personagens são os seguintes:
Tintin – José Carlos (?)
Dupond/Rastatopoulos/Marajá – Albino Santos (actor de teatro e cinema e que entrou no filme «O diabo saiu à rua»)
Wang/Mitshuirato – Nuno Emanuel (actor de teatro, cinema e televisão, falecido em 2009)
Dupont/Faquir/Tchang – Luís Mascarenhas (actor)

Narrador – Carlos Duarte (?)

Música: Jorge Costa Pinto (conhecido maestro)

Gravado nos Estúdios Jorson (que ainda existem)

O LP custava 162$50.

domingo, 24 de julho de 2011

Cincinato #4 - Outubro de 1993


A revista Cincinato nº 4 publicou uma reportagem sobre a exposição «O Mundo de Tintim», realizada em Viseu em Agosto e Setembro de 1993. O texto é de António Rocha.

sábado, 23 de julho de 2011

Cincinato #6 - Outubro de 1995




A revista Cincinato #6 de Outubro de 1995, um periódico anual dedicado à duvulgação de BD, publicou um artigo de João Magalhães intitulado «Tintim em Portugal».

Tertúlia BDzine #28-bis


Já que o #28 do fanzine teve um pastiche intitulado «Tintin em Lisboa», o #28-bis tem um «Tintin no Porto 2001 ou o monsto da Ribeira...» de autor desconhecido.

Capa do catálogo do 5º Salão Internacional de Banda Desenhada do Porto

Autor: Pedro Morais
Edição da Comicarte, 1989

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Tertúlia BDzine #28


O fanzine Tertúlia BDzine #28 de Dezembro de 1999 publica uma pastiche de Tintin intitulada «Missão em Lisboa» da autoria de C. Moreno (desenhos) e Geraldes Lino (argumento). O referido número traz uma separata com a reprodução do #53 da revista «O Papagaio», onde pela primeira se publicam em Portugal as aventuras de Tintin.

Tertúlia BDzine #27


O #27 (Novembro de 1999) da Tertúlia traz uma pastiche de Paulo Seabra.

Tertúlia BDzine #26



O fanzine Tertúlia BDzine #26 de Outubro publicou uma pastiche de Tintin de autor desconhecido e uma separata reproduzindo uma cartoon de Manuel Vieira publicado na extinta revista Flama.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Tertúlia BDzine #25



A Tertúlia BDzine #25 de Setembro de 1999 traz uma pastiche de Tintin e uma separata com um cartoon dedicado a Tintin e Aleta do Príncipe Valente, da autoria de Zé Manel.

Tertúlia BDzine #24



A pastiche sobre Tintin no Tertúlia BDzine #24 de Agosto de 1999 é de Fernando Lucas. Em separata, Geraldes Lino publica um artigo «Tintim, 70 anos depois».

Tertúlia BDzine #23


A Tertúlia BDzine #23 de Julho de 1999 traz uma pastiche de Tintin intitulada «Sunset Moulinsart».

Pato Donald #107



A revista Pato Donald #107 de Março de 2004 publicou o episódio «Bum-Bum e o artista Liberto», uma história em homenagem aos 75 anos de Tintin, com o personagem Denden, uma pastiche de Tintin, o capitão Haddciuk, os irmãos Dipent e Dipend e o professor Dopole.

Tintin em Portugal


O clube holandês tintinófilo Hergé Gennotschap dedicou a sua revista Sapperloot #5 de Dezembro de 2004 a um estudo de Jan Aarnoult Boer sobre Tintin em Portugal. A revista está em holandês. Contudo, existe uma separata com a tradução em francês. O estudo aborda as revistas portugueses em que foi publicado Tintin e outros heróis de Hergé, reproduz correspondência de Adolfo Simões Muller e Hergé, as edições portuguesas dos álbuns e o merchandising nacional. É uma revista de 60 páginas totalmente a cores.

Tertúlia BDzine #22

Falso Tintin em aventura da revista "Pato Donald"


Publicação portuguesa coloca em acção figuras decalcadas dos originais criados pelo desenhador belga Hergé Caso não é único e tem mesmo tradição estrangeira.

Não, o título deste texto não é engano. Na revista portuguesa "Pato Donald", n.º107, de Março de 2004, já à venda, a história "O Artista Liberto", é protagonizada por Donald e o prof. Pardal que, chegados a França em resposta a um pedido de socorro, deparam com um certo Denden, o seu cão Malu, e os amigos Capitão Hadciuck (proprietário do barco "Hergé"), Dipent e Dipend e Professor Dopole. Neles, qualquer leitor de BD minimamente atento, reconhece Tintin, Milu e os restantes companheiros de aventuras, caricaturados ao estilo Disney. Denden aparece num terço das 30 páginas da história, de forma inconsequente, valendo pela homenagem que o autor, o italiano Corrado Mastantuono, um desenhador extremamente versátil, faz a Hergé.

Mas este não é, nem de perto nem de longe, o primeiro falso Tintin da história. Um dos primeiros pertence a um português, Sérgio Luiz, que, em 1939, fez do célebre herói de Hergé personagem das três primeiras pranchas das suas "Aventuras do boneco rebelde" (Edição Baleiazul/Bedeteca, 1999).

Mas nem todos os pastiches da obra de Hergé são tão inocentes como os casos citados. Se tem havido homenagens sentidas ao herói ou ao autor (veja-se "Hergé 1983 l'hommage de la bande dessinée", reedição recente do número especial que a revista "A Suivre" lhe dedicou em 1983), também se encontram obras que apostam no pretenso desvendar dos seus segredos e vícios, bem como a sua utilização em publicidade ou para defesa das mais diversas causas - há poucos meses, a Greenpeace utilizou-o num cartaz. No site "Tintin et moi" (http://tintinetmoi.free.fr/sitesparodies.htm) são apresentados mais de 600 casos.

A um outro nível estão as edições pirata de álbuns, que nascem um pouco por todo o lado, desde a Bélgica natal do autor até ao Vietname ou à China, sejam elas "novas histórias" - só o site "Tintin est toujours vivant" (http://perso.wanadoo.fr/prad) mostra excertos de mais de centena e meia - ou edições não autorizadas dos álbuns de Tintin, que começaram logo com "Tintin no país dos sovietes" (algumas coloridas), surgidas devido ao facto de Hergé sempre ter recusado a reedição da história, publicada pela primeira vez em álbum em 1930 e só disponibilizada ao grande público em 1999.

Diversas são também as versões "finalizadas" de "Tintin et L'Alph'Art", o álbum que Hergé deixou incompleto aquando da sua morte. Em comum, quase todas as obras têm tiragens muito baixas e preços elevados.

Mas também há falsos Tintin" autorizados, como aconteceu com "Objectif Monde", desenhada por Didier Savard, o mini-álbum de 24 páginas a preto e branco com que o "Le Monde" assinalou os 70 anos do herói, em 1999.

Se qualquer motor de busca da Internet permite encontrar "falsos" Tintin, experiente digitar "Tintin en Irak" para descobrir uma feroz crítica à iniciativa de guerra norte-americana feita por um certo Youssouf, que se tem especializado em narrativas feitas à base do corte e colagem de vinhetas de Hergé, com novos textos.

Pedro Cleto, Jornal de Notícias, 16/03/2004

Copyright: © 2004 Jornal de Notícias; Pedro Cleto

domingo, 17 de julho de 2011

Tertúlia BDzine #21


A Tertúlia BDzine #21 de Maio de 199 apresenta-nos uma pastiche de Zé Manel intitulada «Tintin quem é?». Em separata um artigo de Geraldes Lino «Tintin nasceu há sessenta anos».



Cartoon de Cristina Sampaio no Público Magazine de 17.04.1994

Tertúlia BDzine #20

Tertúlia BDzine #19

O fanzine Tertúlia BDzine #19 de Março de 1999 publica uma pastiche de Tintin com o título «A quimera do Egipto» da autoria de João Mascarenhas. Este número contém uma separata com um texto alusivo à respectiva banda desenhada.




Tertúlia BDzine #17




O #17 do fanzine Tertúlia BDzine de Janeiro de 1999 comemora o 70º aniversário do nascimento do Tintin com uma pastiche de Geral e Derradé e uma separata com a capa do primeiro álbum do Tintin e, no verso, breves notas acerca do herói, da sua primeira aventura e do autor.

O xadrez em Tintin


A revista «Peão Distante» (#29 de Jan/Jun 2002) publicou um artigo de Manuel Gonçalves sobre o xadrez nas aventuras de Tintin.

Visão Júnior #36 - O inventor de Tintin

A Visão Júnior (#36 de Maio de 2007) publicou um artigo de Luís Almeida Martins sobre Hergé, comemorando o centenário da sua morte.



Sábado #157 - Centenário de Hergé

Com um artigo de Luís Silvestre, a revista Sábado (#157 de 03.05.2007) comemorou o centenário de Hergé, destacando o passado conservador do autor de Tintin.



Arquitectura & Construção #43 - Museu Hergé


A revista Arquitectura & Construção (#43 de Junho/Julho de 2007) publicou um artigo de João Miguel Figueiredo Silva (um ADH) sobre o futuro museu Hergé.

Revista Visão #741 - 100 anos de Hergé

No centenário do nascimento de Hergé, a Visão (#741 de 17.05.2007) convidou cinco autores portugueses de BD (João Fazenda, José Carlos Fernandes, António Jorge Gonçalves, Luís Louro e Pedro Massano) a revisitarem a sua mais célebre personagem. A acompanhar cada prancha um artigo de Luís Almeida Martins (Tintim e as polémicas, Tintim e a tecnologia, Tintim e a família de papel, Tintim o mundo e mais além, Tintim e os portugueses).

João Fazenda

José Carlos Fernandes

António Jorge Gonçalves

Luís Louro
Pedro Massano


O homem das neves - Cartoon de Nuno Saraiva