domingo, 30 de junho de 2024

Isabel Brison e João Santos

TINTIM POR TINTIM

Exposições - «Tintim por Tintim» - Isabel Brison e João Pedro Santos - (26-05-2007 a 21-06-2007)

Exposição de Colagem Digital - 06.2007    

Celebrada na semana em que Hergé faria o seu 100º aniversário e posteriormente retirada do site e proibida a comercialização a pedido da fundação "Hergé et Moulinsart".

https://web.archive.org/web/20071106144714/http://www.worknshop.com/pages/artwork.html

Tintin, herói de muitas Artes

Há, de facto, outras artes, além da Banda Desenhada, onde a figura da personagem Tintim tem sido aproveitada (Cinema, Pintura, Teatro). E bem assim alguns dos seus comparsas, com destaque para os Dupondt, Capitão Haddock, Professor Tournesol, Bianca Castafiore, sem esquecer o cão Milou.

É o que acontece na exposição de colagens digitais realizadas pelos jovens artistas Isabel Brison e João Santos, cujos aproveitamentos das figuras criadas por Hergé têm desconcertante imaginação, qualidade estética e grande originalidade de composição plástica.

A ver, sem falta, por todos os bedéfilos em geral, mas especialmente os tintinófilos - alô João Paulo Paiva Boléo, alô José Menezes - , que nem sabem o que perdem se não virem as imagens criadas pela dupla Brison & Santos, que demonstram talento e... apreciáveis conhecimentos de BD. Além de óbvio sentido de oportunidade, por terem aproveitado o momento em que tanto se tem falado do centenário do nascimento do genial Hergé, para recriarem as imagens Hergianas. A exposição está patente até ao dia 21 de Junho (apressem-se, eu diria mesmo mais, não percam tempo, apressem-se) na Galeria Loja d'Arte, na Rua das Pedras Negras, 17.

Geraldes Lino, Divulgando Banda Desenhada, 12/06/2007


Cartaz anunciador da exposição de colagem digital "Tintim por Tintim" - inaugurada no dia 26 de Maio de 2007 work&shop

http://www.worknshop.com/

https://tintinemportugal.blogspot.com/2007/06/tintin-em-exposicao.html

Foi inaugurada no passado dia 26 de Maio na galeria WORK&SHOP, "Tintim por Tintim", a primeira exposição pública da experimentação com colagens digitais iniciada em 2004 por Isabel Brison e João Santos.

O universo do Tintim pertence a um imaginário colectivo - internacionalmente extenso - que evoluiu desde 1930 apurando e insistindo na caracterizaçãodas suas personagens: desde o próprio Tintim, intrépido, ao Capitão Haddock, auto-acidentado; do distraído Professor Girassol aos deslocados irmãos Dupondt.

Em "Tintim por Tintim" geram-se compostos, relações e hierarquias de corpos em diversos cenários da série. Quebrando a linearidade da narrativa simples da Banda Desenhada original, mas usando esse lugar comum, estas obras deslumbram a justaposição e simultaneidade, recriando compostos imagéticos e relembrando questões ontológicas.

Dos oito aos oitenta, esta exposição apresenta novas aventuras em tudo diferentes das que acompanharam várias gerações.

A exposição termina a 21 de Junho e a galeria fica na Rua das Pedras Negras, 17, Lisboa. 

http://www.worknshop.com/pags/i00.html

https://arquivo.pt/wayback/20091001030223/http://tintinofilo.over-blog.com/60-categorie-849313.html


Sem comentários:

Enviar um comentário