sábado, 10 de dezembro de 2022

Dossier Centenário de Hergé - BDjornal


BDjornal #19 (junho/julho 2007)

O BDjornal surge em novo formato (275 x 205 mm) e com mais páginas (76) e em impressão digital – capa em cartolina de 200 grs. plastificada brilhante e com papel do miolo de 115 grs. - agora com tiragem limitada e distribuição centrada nas lojas da especialidade, apostando decididamente em reforçar o número dos assinantes. O preço de capa é de € 6,00 e a assinatura por 1 ano (6 números) é de € 30,00.

(...)

À habitual crónica de José Carlos Fernandes, QUATRO APARIÇÕES SOBRENATURAIS, desta vez ilustrada por ele próprio, juntamos nesta edição um texto de David Soares, A ILUSÓRIA INVISIBILIDADE*, sobre a importância do argumentista na banda desenhada e que deverá ser matéria de reflexão obrigatória para autores ou candidatos a autores.

Não querendo deixar passar em branco o facto de este ano ser o do Centenário de Hergé, num pequeno dossier reunimos matéria um pouco diferente daquilo que tem sido publicado ultimamente nos media a propósito das celebrações centenárias do criador de Tintin.

Destaca-se à partida a entrevista, por Pedro Cleto, com Ana Bravo, a autora do livro/tese A INVISIBILIDADE DO GÉNERO FEMININO EM TINTIN – A CONSPIRAÇÃO DO SILIÊNCIO, que promete vir a dar muito que escrever nestas páginas (ver o que sobre este livro dizem José Carlos Fernandes e Pedro Vieira de Moura). Juntámos ainda algumas notas de Geraldes Lino sobre Hergé e as apreciações de Pedro Vieira de Moura a duas edições sobre Tintin e o seu criador.

Prosseguindo o seu DICIONÁRIO UNIVERSAL DE BANDA DESENHADA – PEQUENO LÉXICO DISLÉXICO, Leonardo De Sá apresenta neste número a continuação das letras E e F, que ainda continuarão no próximo BDj. De Leonardo De Sá apresenta-se ainda um texto sobre o CENTENÁRIO DE ANTÓNIO CARDOSO LOPES (TioTónio). Por outro lado Sara Figueiredo Costa escreve sobre DOIS LIVROS DE ANDRÉ LEMOS e João Miguel Lameiras apresenta um texto sobre um curioso livro da série DAMPYR, da casa Bonelli, passado em Portugal, com o título Lo Sposo della Vampira.

E para além das críticas de Pedro Cleto e das notícias variadas de Clara Botelho, três BDs curtas merecem destaque: O TIGRE E O RATO, de Ruben Lopez, O REGRESSO DO AMOK VERDE, de Álvaro e a prancha O MENINO REMI, de Pedré... ou seja, de Pedro Alves, no início do Dossier Hergé.

Das bandas desenhadas em continuação, saliente-se que chega ao fim o 2º Capítulo de BRK e chamamos a atenção para o facto de SEXO, MENTIRAS E FOTOCÓPIAS, a BD de Álvaro, que tinha vindo a ser publicada de modo a poder ser destacada e coleccionada, ter perdido essa característica. Com a alteração do formato, não fazia sentido continuar a publicá-la da mesma forma.

SUMÁRIO

4. A BANDA DESENHADA NA PLANÍCIE ALENTEJANA, J.Machado-Dias
6. ENTREVISTA COM DAVID B., Nuno Franco
8. ENCONTROS DE STO. TIRSO COM POUCA BD, Clara Botelho + UM FESTIVAL ASSUMIDAMENTE MICRO, Mário Freitas
9. QUATRO APARIÇÕES SOBRENATURAIS, José Carlos Fernandes
10. A ILUSÓRIA INVISIBILIDADE, David Soares
13. DICIONÁRIO UNIVERSAL DE BANDA DESENHADA, Leonardo De Sá
15. VALORES SELADOS – RONALD SEARL – 2, Nuno Franco
16. OS 20 MELHORES FRANCO-BELGAS DE 2007 (1º SEMESTRE), Clara Botelho
17. BD – O TIGRE e O RATO, Ruben Lopez
23. BD – BRK, Filipe Pina (arg.) e Filipe Andrade (des.)

30. BD – O MENINO REMI, Pedro Alves (Pedre, Toonman)

31. HERGÉ 1907/2007 – ECOS DO CENTENÁRIO, Clara Botelho

32. TINTIN É UMA OBRA PERFEITA, entrevista de Pedro Cleto com Ana Bravo

34. NOTAS SOBRE HERGÉ, Geraldes Lino

35. TINTIN NO TERTÚLIA BDZINE, J. Machado-Dias

36. HERGÉ, Pedro Vieira de Moura

37. TINTIN AND THE SECRET OF LITERATURE, Pedro Vieira de Moura

43. BD – O REGRESSO DO AMOK VERDE, Álvaro
47. BD – OS MONÓLOGOS MONÓTONOS DE UM VAGABUNDO, Hugo Teixeira
53. NOTAS SOBRE DOIS LIVROS DE ANDRÉ LEMOS, Sara Figueiredo Costa
54. DAMPYR EM PORTUGAL, João Miguel Lameiras
56. CRÍTICAS, Pedro Cleto
60. COLECCIONISMO & BD, Pedro Cleto
61. FANZINE – EFEMÉRIDE #2, Geraldes Lino
62. LANÇAMENTOS INTERNACIONAIS, Clara Botelho
64. MANGÁ EM CRISE NO JAPÃO? Clara Botelho
66. ECOS DO FESTIVAL DE CANNES, Clara Botelho
70. A PROPÓSITO DO CENTENÁRIO DE CARDOSO LOPES (TIOTÓNIO), Leonardo De Sá

COLABORAÇÕES – Clara Botelho, Dâmaso Afonso, David Soares, Geraldes Lino, João Miguel Lameiras, José Carlos Fernandes, Mário Freitas, Nuno Franco, Paulo Monteiro, Pedro Cleto, Pedro Vieira de Moura e Sara Figueiredo Costa.

AUTORES DE BANDAS DESENHADAS E ILUSTRAÇÕES – Álvaro, José Carlos Fernandes, Filipe Andrade (des.), Filipe Pina (arg.), Hugo Teixeira, Pedro Alves e Ruben Lopez.

(*) O texto de David Soares surgiu cortado (faltam 5 linhas na página 11, 3ª coluna, 4º parágrafo) por um acidente de montagem.

in KUENTRO - 27/07/2007

Sem comentários:

Enviar um comentário