terça-feira, 19 de agosto de 2025

As Aventuras de Tintin


A série de televisão produzida pela Belvision foi transmitida a cores pela RTP em 1988 e 1989. Tinha dado a preto e branco na década de 1970.

No site Brinca-brincando é referida a sua estreia em 10/10/1988.

Nuno Markl nasceu em 1970 por isso não sabemos em que altura viu essa série ou se apenas viu em vhs. Em Agosto de 2025 relembrou a série no seu instagram:

Uma das coisas que sempre adorei na série antiga do Tintin, da Belvision, e que sempre me ficou tatuada na mente, saindo ocasionalmente a propósito de nada, era o tom “eh pá, vocês não me f*dam” do narrador do genérico. A maneira como ele decretava, quase com severidade, “Les Aventures de Tintin! D’après Hergé!” é das grandes chamadas de atenção da História da TV. Sei que eu podia estar longe da televisão, que vinha a correr e quase que me punha em sentido. Não se brinca com este senhor. 

A animação da Belvision era bem intencionada mas baratucha, a milhas do que os Nelvana Studios fariam nos anos 90. Ainda assim, devorei todos os episódios. Eram a melhor coisa a seguir aos álbuns.

Outros Comentários_

E os filmes animados dos anos 60/70? Chegaram cá em VHS nos anos 80 (lembro-me bem d'O Lago dos Tubarões, legendado em português). A animação era boa aos meus olhos de criança, e era mágico ver o herói de tantos álbuns em versão animada. A série animada veio bem depois.

jpicarra, 10/08/2025

Mas que bela recordação! O que me chocou, quando era criança, foi ter percebido que a história não seguia à risca o argumento dos álbuns. O "d'après Hergé" fazia todo o sentido, já que a "ligne Claire" do Hergé era muito adulterada nesta série. Certo é que o genérico era brutal. Nos anos 90, a Nelvana fez ainda melhor. Quanto ao filme do Tintin assinado pelo Peter Jackson, não há maneira de ver a luz do dia.

Carlos Sêco, 10/08/2025

Para saber mais sobre as produções da Belvision podem procurar na



Sem comentários:

Enviar um comentário