sábado, 3 de dezembro de 2016

Figuras de Tintin #21 - Castafiore com o papagaio

Castafiore, uma diva da ópera, estreou-se nas aventuras de Tintin em 1938 no episódio "O Ceptro de Ottokar". Bianca Castafiore, rara excepção de uma personagem feminina nas aventuras de Tintin, é uma autêntica matrona, desprovida de beleza e atracção, agindo como uma verdadeira tirana para quem a rodeia. 

O talento da diva, figura habitual no famoso Scala de Milão, é pouco apreciado pela grande maioria, à excepção do Professor Girassol, porque a surdez o impede de ouvir a estridência da voz de Castafiore.

Bianca Castafiore intervém fisicamente em sete aventuras de Tintin ("O ceptro de Ottokar", "As 7 bolas de cristal", "O caso Girassol", "Carvão no porão", "As jóias de Castafiore", "Tintin e os pícaros" "Tintin e a Alph-Art") e aparecendo com uma breve aparição radiofónica em "Tintin no país do ouro negro".

Castafiore é a única personagem, além de Tintin, a merecer o seu nome no título de um episódio.

A referência da figura da estatueta que acompanha o livro é do episódio "As jóias de Castafiore", prancha 34, vinheta A2.

Figuras de Tintin #21 - Castafiore com o papagaio, Moulinsart com distribuição pela Altaya, estatueta+livro de 16 pp. e passaporte, 12,99€