domingo, 23 de junho de 2019

Porto tem uma nova livraria Tintimportintim

Até aqui podíamos encontrar a livraria Tintimportintim — dedicada à banda desenhada e sobretudo aos livros das “Aventuras de Tintim”, como o nome poderá sugerir — na Rua da Conceição, no Porto. Foi lá que abriu há 16 anos. Agora,  os donos inauguraram o segundo espaço com este nome na Rua de Santa Catarina, numa zona mais central da cidade.

Há várias outras coleções clássicas de BD, de personagens como AstérixCorto MalteseAlix e Blake e Mortimer — mas o grande destaque vai mesmo para o repórter belga que foi criado por Hergé em 1929.

Esta segunda livraria é mais pequena do que a primeira (tem cerca de 30 metros quadrados) mas, além dos livros, tem um enorme catálogo de merchandise. Ao contrário do espaço original, que tem peças clássicas, antigas e raras, esta tem sobretudo produtos novos, lançados recentemente no mercado. A Tintimportintim é representante oficial da marca.


Há sacos de pano, porta-chaves, canecas, puzzles, calendários, despertadores, postais e figuras em resina e PVC. Algumas são edições limitadas, certificadas e numeradas.

Os preços são muito variáveis: podem ir de meia dúzia de euros até cerca de 500€. Os artigos à venda vão mudando regularmente, até porque a comunidade de colecionadores destas peças as vai adquirindo.

A peça mais cara que está à venda é o foguetão vermelho, que custa 495€ — do livro “Destino: Lua” e que parece um farol que existe em Carnaxide, no concelho de Oeiras. Existe ainda um Tintim enorme na montra da loja. Está avaliado em cerca de cinco mil euros, mas esse não está à venda — é só mesmo para decorar o espaço.

A livraria foi aberta pelos mesmos donos da primeira: Alberto Gonçalves e os dois filhos, Alberto e Cláudia Gonçalves.

NiT falou com o filho sobre a ideia de abrir uma nova Tintimportintim, que está a ser gerida por si.

Estou há um ano a trabalhar com o meu pai na livraria na Rua da Conceição e já falávamos em abrir um segundo espaço há algum tempo. Achámos que era bom abrir em Santa Catarina para conseguirmos ter mais clientes turistas, e também atrair outras pessoas do Porto que não conheciam a original. Isso está a acontecer.”

A decoração do novo espaço está mais moderna e clean — em tons brancos —, apesar de continuar a ter algumas das tais peças antigas. A loja era ocupada por uma florista, que abandonou o local em Janeiro.

A nova Tintimportintim está aberta durante a semana, entre as 9h30 e as 19 horas. Ao sábado há uma pausa para almoço, entre as 13 horas e as 14h30. Fecha ao domingo.

in NiT

Sem comentários:

Enviar um comentário