quinta-feira, 4 de maio de 2023

J. Mascarenhas

vinheta de uma bd de 2023 do próximo livro de BD de Fernando Cabrita e João Mascarenhas. O nome do livro será "A Norte de Sul Nenhum".

Aproveitamos também para relembrar um comentário interessante de JM feito em 2007 no blog de Geraldes Lino. Aqui no blog há outras entradas do autor de bd:

Hergé, enquanto homem e autor, revelou imensas facetas, umas mais claras, outras nem por isso, mas sobretudo o que se deve enaltecer é a Obra que nos deixou.

Só tenho pena que a malta mais nova não conheça o suficiente de Hergé: é que muitas das vezes limitam-se a dizer "Eh, pá não gosto!" Hergé é também ele uma personagem digna de um estudo aprofundado, e neste capítulo a literatura existente é bem vasta. Penso que se a maior parte das pessoas soubesse o que esteve por detrás do criador, do homem, da obra, a viriam com outros olhos.

Contudo não é necessário esse estudo aprofundado para se gostar de Hergé (que não é apenas TinTin).

Já agora, estou-me a lembrar de um artigo escrito por Vasco Granja, e que publicámos no CyberExtractus #0, cujo título era "Hergé não sabia desenhar", que recomendo vivamente, exactamente como início de uma mais profunda pesquisa. É que à medida que se vai lendo sobre Hergé, vão-se abrindo outras portas laterais, com outros autores e referências, que o Lino tão bem aqui indica, e que são também elas dignas de uma leitura mais atenta.

João Mascarenhas, Setembro de 2007

Sem comentários:

Enviar um comentário