domingo, 18 de junho de 2023

A propósito dos 70 Anos de Tintim


TINTIN FESTEJA ANIVERSÁRIO 
NA BIBLIOTECA PÚBLICA DE BRAGA

Chegou ao conhecimento da Biblioteca Pública de Braga a notícia de que o conhecido repórter Tintin festejou no passado dia 10 de Janeiro [de 1999] o 70º aniversário do seu nascimento.

Dado tratar-se de uma figura extremamente conhecida, frequentadora assídua das estantes e das salas de leitura da biblioteca e que confraterniza sobretudo com os seus jovens leitores, a BPB decidiu homenagear Tintin.

Para tal, promoveu a realização de uma exposição bibliográfica e documental, o que não seria possível sem a colaboração da Associação Juvemedia e do seu delegado em Braga, dr. Miguel Coelho.

Na exposição "70 anos de Tintin" patente no átrio do Salão Medieval de 20 de Janeiro a 12 de Fevereiro, serão apresentadas as publicações periódicas portuguesas que publicaram as aventuras de Tintin e, naturalmente, os seus álbuns em várias línguas.

Será igualmente apresentada alguma bibliografia sobre Tintin e Hergé, o criador deste herói da banda desenhada, bem como diversos artigos surgidos na imprensa assinalando a efeméride e ainda alguns objectos relacionados com o mais famoso reporter de todos os tempos.

Espera-se que os admiradores de Tintin que, como diz a publicidade, é apreciado pelos leitores dos 7 aos 77 anos, venham à Biblioteca Pública de Braga felicitá-lo pelo seu aniversário.

Tintin aguarda-vos no átrio do Salão Medieval, nos dias úteis, de 20 de Jan. a 12 de Fev., das 9 às 12.30 h e das 14 às 19 horas.

BPB, 19/01/1999

Com o JuveBêdê quase a completar dois anos e o ânimo alcançado com o prémio atribuído na Amadora, continuámos a publicar álbuns em destaque, criando aqui um espaço para os livros publicados fora de portas. O 26.º Festival de Angoulême e os 70 anos de Tintin mereceram aqui uma presença relevante, nomeadamente o herói de Hergé, que foi alvo de uma exposição Bibliográfica consagrada a este especial aniversário, realizada em Braga pela Associação Juvemedia. Nesta edição começou também uma nova rubrica, a Juve Galeria, onde se passou a publicar desenhos de conhecidos autores, oferecidos à equipa e aos leitores do JuveBêdê. O autor de destaque e entrevistado foi o português Diferr. Dele é também a imagem da capa e uma banda desenhada de três páginas no interior.

JuveBêdê nº 10, Março de 1999


Revista Fórum N.º 25 (1999)

151-173 PDF

A propósito dos 70 Anos de Tintim

Autores: Miguel Coelho

Resumo

Tudo começou em 1907, quando a 22 de Maio nasceu Georges Prosper Remi Remi (é mesmo assim que se escreve!) em Etterbeek (nos arredores de Bruxelas), no seio de uma família católica, mas não devota. Frequentou, a partir de 1920, o Colégio Saint-Boniface, onde aderiu ao grupo de escuteiros. A revista dos «escutas» do colégio (Jamais assez) desde logo começou a contar com as suas ilustrações e, em 1922, o mesmo sucedeu com a revista dos escuteiros belgas (Le Boy Scout), onde assinava G. Remi. Posteriormente, Georges Remi passou a assinar os desenhos com as iniciais trocadas (R. G.), tendo finalmente passado para Hergé, em Dezembro de 1924.

---------------------------------------------------------------

https://revistas.uminho.pt/index.php/forum/article/view/2947

--------------------------------------------------------------

https://revistas.uminho.pt/index.php/forum/article/download/2947/2853/6371

https://revistas.uminho.pt/index.php/forum

https://revistas.uminho.pt/index.php/forum/issue/view/141


Sem comentários:

Enviar um comentário