segunda-feira, 29 de setembro de 2025

Numa Sadoul


Comemorando os 50 anos da sua publicação, em 1975, foi agora reeditada pela Moulinsart e pela Casterman, a edição original ilustrada de 'Tintin et Moi - Entretiens Avec Hergé', de Numa Sadoul, esgotada há vários anos e apenas disponível em formato de bolso, só com texto.

É uma das obras fundamentais da bibliografia sobre Tintin e Hergé, reunindo as entrevistas que Sadoul lhe fez ao longo de quatro dias, em 1971. O livro demorou quatro anos a publicar, porque foi difícil achar um editor interessado, e porque Numa Sadoul teve que reescrever muita coisa até que Hergé aprovasse a versão final das conversas.

A obra deu origem a um documentário do mesmo título em 2003, realizado por Anders Ostergaard, narrado por Numa Sadoul e por Fanny Rodwell, a viúva de Hergé, e que usa excertos das gravações feitas por aquele em 1971.

Esta reedição é, sem qualquer dúvida, um dos acontecimentos deste ano em termos de livros sobre banda desenhada, e sobre Tintin e Hergé.

Eurico de Barros, Facebook, 25/09/2025

Trata-se da versão facsimile da edição original de 1975 com a vantagem de ser ilustrada com muitos desenhos inéditos ao contrário da outra reedição.

A imagem da capa é uma foto de Steve Raviez reproduzida com autorização da revista HAAGSE POST, de Amesterdão.

Entrevista de Carlos Pessoa a Numa Sadoul https://tintinemportugal.blogspot.com/1993/03/um-autor-para-eternidade-numa-sadoul-o.html

Sem comentários:

Enviar um comentário