quarta-feira, 13 de maio de 2026

Pastilhas Piratas


As pastilhas piratas lançaram uma colecção dedicada a Tintin. Era necessário coleccionar as 80 figuras e enviar para o Clube Pirata para ficar habilitado a valiosos prémios. Não sabemos a data mas terá sido nos anos 70. A Revista Pirata durou de 1968 a 1984.

Série Aventuras do Tintin

Oferta do Bubble Gum Piratas (Pastilhas) 

Fabricado por Soconel - Sociedade Industrial de Confeitaria Eborense, Lda.

Cada invólucro valia 50 pontos piratas

As pastilhas elásticas Piratas eram produzidas em Évora pela Soconel (Fábrica Diana) pertencente à Fomento Eborense, Lda. Havia um Clube Pirata e era editado uma revista. Podiam trocar-se cromos por vários prémios.

Espaço Pirata

Mistério Juvenil

Viver Évora

DQV

https://5l-henrique.blogspot.com/2010/10/pastilhas-elasticas-piratas.html

Caderneta Aviões A Jacto

Imagens cedidas por Fernando Marques





Entrada no site

https://tintinemportugal.blogspot.com/2011/06/tintin-nas-pastilhas-pirata.html

https://tintinemportugal.blogspot.com/2011/08/tintin-e-as-pastilhas-pirata.html

Abdalah, Milou, Muskar, Castafiore, Girassol, Haddock, Índio Inca, Dupond.

Fábrica do Fomento Eborense

A Fomento Eborense foi uma empresa criada em 1922 em Évora. Começou como negócio de importação e exportação de produtos alimentares e, mais tarde, abriu uma fábrica conhecida como Fábrica Diana, situada na Avenida dos Combatentes da Grande Guerra.

A fábrica produzia rebuçados, caramelos, bolachas, amêndoas, e ficou especialmente conhecida pelas pastilhas elásticas “Pirata” e pelos Snacks Martin’s. Nas décadas de 1950 a 1970 foi uma das maiores indústrias e empregadoras da cidade.

Após o 25 de Abril e com as mudanças no mercado alimentar, a empresa entrou em declínio. A fábrica fechou nos anos 1990 e a empresa foi oficialmente dissolvida em 2009.

Francisco Fialho, 2025

A empresa Soconel-Sociedade Industrial de Confeitaria Eborense foi constituída em 13/05/1968. Terminou a laboração em 1984 devido a salários em atraso.

Racius

A mim deixa-me com um grande aperto do coração.

Cheguei a trabalhar três anos, durante as férias escolares na secção de pessoal da empresa que fazia entre outros mimos as "Pirata". Algumas boas recordações de quando passeava na fabrica: imaginem pastilhas elásticas em bruto, massas de pastilhas com cerca de 10Kg; depois passavam por uma maquina onde ficavam em caracol com cerca de 10m.... sensação única quando estavam a refinar açúcar, respirar pó de açúcar até ficar-mos todos doces do nariz ás profundezas da garganta, ou ainda quando estavam a fabricar as Bimil de mentol... era só chorar com os vapores que ficavam no ar. Enfim, a fábrica foi á falência e foram centenas de pessoas para a rua.

(...)

A. Carrilho, 2008

Pedro, a empresa chamava-se Soconel e fazia parte de um grupo de empresas chamado Fomento Eborense. Poderia comercializar os seus produtos como Diana ou Martin´s.

Da lista de produtos, que me lembre, havia umas pastilhas de cola que foram, para mim, as melhores de sempre. Em termos de inovação tinham os Boli-Bolis, vinham dentro de uma caixinha com uma tampa que se abria para um orifício redondo de onde saiam então umas bolinhas muito pequenas, o equivalente de hoje serão, vá lá, coisas tipo Tic Tac.

Caixinhas de pastilhas Musk, ao género chicletes.

A. Carrilho, 2008

Sem comentários:

Enviar um comentário