quinta-feira, 22 de julho de 2021

80 Anos de Tintim - Lousã 2009


Exposição Museu Dr. Louza Henriques, Lousã 16/01/2009 - 15/02/2009
Organização Cooperativa Trevim

Na Lousã está patente ao publico (até ao final do mês de Fevereiro, e não até 15 de Fevereiro como estava previsto inicialmente) uma magnifica, para não dizer excelente exposição sobre a iconografia de Tintim e Hergé. Organizada pela cooperativa Trevim, tendo como comissário Carlos Sêco, nesta exposição pode-se viajar pela obra de Hergé e por toda a iconografia e merchandising criada à sua volta. Muito bem estruturada e documentada é uma exposição a não perder para quem é admirador das aventuras de tintim. Seguem fotos da exposição complementadas com fotos do encontro que se realizou no dia 24 de janeiro à mesa das dissertações teóricas de Osvaldo de Sousa e Geraldes Lino.


O Museu Dr. Louzã Henriques, na Lousã, recebeu uma carta da Fundação Moulinsart a solicitar o cancelamento da exposição "80 anos de Tintim" por isso a mesma teve de ser cancelada antes do fim de fevereiro.


Mas o que me importa frisar é o facto de os organizadores desta exposição não terem tido problemas (ainda bem!) com os herdeiros dos direitos autorais de Hergé, Fanny Vlamynck e Nick Rodwell.
Isto porque na Lousã, uma simples exposição organizada pelo professor, jornalista e cartunista CarloSêco, tintinófilo compulsivo, foi mandada desmontar exactamente pela Fondation des Studios Hergé, por alguém, que faz parte do grupo de portugueses pertencente ao clube belga Amis d'Hergé, ter tido o "descaramento" de a ter montado, e ainda por cima, inocentemente, lhes ter dado conhecimento.

A exposição estava bonita, incluía livros sobre o autor e respectiva personagem, pertencente à colecção pessoal de Carlos Sêco, uns objectos de merchandising do mesmo coleccionador, e umas tantas imagens, entre as quais uma cópia digital do episódio criado para o meu fanzine Efeméride (nº4 - Jan.09), também publicada no jornal Trevim, da Lousã, e houve pessoas (eu incluído) a apresentar trabalhos relacionados com o tema.

Foi uma situação desgostante para o entusiasta organizador, de que me lembrei agora, igualmente algo entristecido, pelo desagradável acontecimento, (...)


Os 80 anos de Tintim em exposição na Lousã
Publié le 14 février 2009 par Zetantan

Por gentileza do tintinófilo Jorge Macieira, eis a reportagem em vídeo da exposição dos «80 anos de Tintin», realizada este mês na Lousã, sob a organização de Carlos Seco. Para verem um mostra fotográfica do evento, eis o link também de Jorge Macieira:

 
Fotos e um pequeno vídeo da Exposição "80 anos de Tintin" que se realizou em 2009 na Lousã.
Na página de facebook "Tintin News" tem várias imagens dessa exposição.

«Gostei de rever a exposição. Passados oito anos, fiz algumas novas aquisições. Quem sabe se em 2019 o Tintin não volta à Lousã. Só não sei se a Moulinsart aprova.»


As fotos estavam também disponíveis em
http://my.opera.com/macieira_law/albums/show.dml?id=695429

Algumas das imagens da exposição "80 Anos de Tintim - Lousã 2009" que ainda faltava partilhar:




















cartoon de Eduardo esteves

um cartoon de Zé Oliveira

















imagem com um cartoon de Rodrigo e outro de Alex Gaspar


TREVIM

O n.º 2 do "BronKit", suplemento do jornal "Trevim", dirigido por Carlos Sêco, foi dedicado na totalidade aos 80 anos do Tintim e inclui os cartunes/BD's que estiveram na exposição "Lousã 2009". 

O n.º 3 do "BronKit" incluiu mais dois desenhos alusivos ao Tintim (de Carlos Sêco e César Évora) que tinham ficado esquecidos na gaveta.


Alex Gaspar - O Pasquim - cópia retirada do suplemento










80 anos de Tintim na Museu Dr. Louzã Henriques na Lousã
Publié le 14 novembre 2009 par Zetantan

Uma reportagem fotográfica sobre a exposição tintinófila realizada no início deste ano na Lousã. - Blog Humorgrafe de Osvaldo Sousa


15 FEBRERO, 2009
Datos sobre la exposición en Lousa
Por lo que he podido ver en las imágenes que han colgado (http://my.opera.com/macieira_law/albums/show.dml?id=695429), la exposición no era gran cosa. No había nada especialmente resaltable.

Lo que me llama la atención es que Moulinsart pidiese la cancelación de esa exposición, literalmente:

O Museu Dr. Louzã Henriques, na Lousã, recebeu uma carta da Fundação Moulinsart solicitando o cancelamento da exposição «80 anos de Tintim», alegando não terem sido consultados, o que imediatamente foi acedido.

Visto en: http://tintinofilo.over-blog.com/

 
(comentário de um conhecido fã espanhol que já conhece a maior parte dos objectos por isso não seria surpreendente para ele)
 
Em maio de 2007 tinha havido uma exposição menos ambiciosa na Biblioteca Municipal da Lousã.
 

 exposição de 2007
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário