domingo, 30 de outubro de 2011

Tintin Em Lisboa - Exposição de coleccionadores


Tintim e as suas aventuras no universo imaginário da banda desenhada, sempre acompanhado pelos restantes comparsas, com destaque merecido para o tonitruante Capitão Haddock, são temas recorrentes para manifestações artísticas de índole diversa, desde exposições a filmes - e é já na semana corrente que se estreia a tão esperada fita cinematográfica de Spielberg.

Mas, no meu caso, estou a afixar o presente "post" não para falar do filme - a blogosfera é vasta, e blogues sobre Cinema é o que não falta -, mas sim para focar a exposição Tintim em Lisboa, que hoje, 24 de Outubro, se inaugura às 18h00 no C.C. Saldanha Residence/Ristorante Valentino, sob a égide da loja "Cool People", e lá ficará patente ao público, gratuitamente, até 5 de Novembro.

Para além do visionamento das numerosas peças dedicadas às obras e personagens de Hergé - álbuns apócrifos, edições raras, variado merchandising -, haverá também momentos diversificados, como sejam os que constam da Tarde Cultural que decorrerá no dia 29, ainda em Outubro, com o seguinte alinhamento:

15h30 - Hora do Conto - Uma acção conduzida pela escritora e jornalista Maria Inês Almeida, que apresentará um dos episódios de Tintim ao público juvenil;

17h00 - Tertúlia Tintinófila - Apresentação de temáticas relacionadas com o universo "Tintim e BD", que serão desenvolvidas por dois especialistas tintinófilos, António Monteiro e Jorge Macieira.

Em nota final e justa para com os/as coleccionadores/as tintinófilos/as que cederam peças (livros, álbuns, fanzines, figuras, e até um 2CV) para a exposição, aqui se registam os seus nomes (por simples ordem alfabética):

Carlos Bretes

Carlos Carvalho

Christina Reboço

Daniel Sasportes

Estrela Mandilla

Fernando Taborda

Geraldes Lino

João Castanheira (Cool People)

João Miguel Pereira

João Paulo Sá Menezes

Jorge Macieira

José Vítor Silva

Nuno Roby

Pedro Almeida

Pedro Macieira

Vítor Ribeiro


PR3D organiza "Tintin em Lisboa"

A agência de comunicação global PR3D promove a exposição de coleccionadores “Tintin em Lisboa”, que decorre entre 24 de Outubro e 5 de Novembro, no Saldanha Residence, em Lisboa.
Na exposição irão estar patentes peças de coleccionadores do universo Tintin, desde livros, edições especiais, carros, figuras, miniaturas e ainda objectos em tamanho real.

A iniciativa tem como objectivo apresentar aos fãs da marca novos objectos Tintin e dar a conhecer ao público em geral o universo Tintin, que conta já com 80 anos de existência.

A PR3D será responsável pela organização do evento, tendo como tarefas a selecção e exposição das peças, bem como da promoção e comunicação que envolverá a criação da identidade gráfica da exposição e a respectiva divulgação através de assessoria mediática e comunicação nas plataformas sociais.

A exposição realiza-se no âmbito da estratégia de marketing do Saldanha Residente, que pretende implementar várias acções até ao final do ano.

Fonte: PR3D


Até dia 5 de Novembro decorre no Saldanha Residence a exposição “TINTIN EM LISBOA” - narra as aventuras deste personagem através de uma exposição de coleccionadores onde são apresentadas peças particulares diversificadas que integram o universo Tintin, desde livros, edições especiais, carros, figuras, colecções em cerâmica, miniaturas e ainda objectos em tamanho real. 

Facebook

Inaugurada na passada segunda-feira, nas Galerias Saldanha Residence, em Lisboa, a Exposição “Tintin em Lisboa" contou com muitos amigos famosos e fãs desta personagem, que não quiseram faltar a este encontro, convocado por Sofia Marques: Helena Pedro Nunes, Quimbé, Pedro Reis e Maria Duarte, Elsa Gervásio e João Golegã Prazeres, entre muitos outros...

“Tintin em Lisboa" aborda o universo intemporal desta mítica personagem, apresentado numa exposição de itens provenientes de vários coleccionadores portugueses, que inclui tanto artigos da linha mais clássica, como da mais actual, referente ao mais recente filme de Spielberg e Peter Jackson.

Ao todo, são mais de 300 artigos diferentes, todos dedicados às aventuras de Tintin e seus companheiros. Para além de alguns exemplares das obras originais de Hergé em edições internaionais, podem ser também encontradas algumas "pranchas" antigas, figuras temáticas, bem como alguns álbuns inéditos e não oficiais com as aventuras de Tintin, desenhados por autores contemporâneos de diversos países, de cujas edições foram impressos apenas poucos exemplares em todo o mundo. Merecem toda a atenção!

Dos artigos em exposição destacam-se outras autênticas raridades, como umas peças de um serviço de mesa da autoria da pintora Paula Rego, uma caderneta de cromos completa lançada em 1970 pelos refrescos Royal (em excelente estado de conservação), e uma colecção, em diversos volumes, que inclui a primeira edição d’ As Aventuras de Tintin em Portugal, n’ "O Papagaio", em 16 de Abril de 1938.

Outras peças poderão ser mais populares entre os visitantes, pelo seu carácter clássico e peculiar, como é o caso da mota, onde tive oportunidade de me sentar (mas não é para todos), e do Citroen 2 CV, ambos em tamanho real, que estão também em exposição.

Por isso, já sabem, entre um café e umas compras, podem ficar a conhecer um pouco mais do universo, sem paralelo, deste grande aventureiro... A Exposição “Tintin em Lisboa" encontra-se patente ao público, nas galerias do Saldanha Residence, até ao próximo dia 5 de Novembr

Sem comentários:

Enviar um comentário