segunda-feira, 7 de agosto de 2023

Aventuras de Tintim criadas por autores portugueses

Encontro/Debate moderado por Geraldes Lino em 24/01/2009 por ocasião da exposição "80 anos de Tintim" (Lousã 2009).

Aventuras de Tintim criadas em BD por autores portugueses entre 1946 e 1999 (e haverá mais em 2009)

Foto: humorgrafe

1946 +

 "Na pista de Tim-Tim", O Papagaio, de Diniz de Oliveira e Rodrigues Neves.

1999 + 

Em 1999, perfaziam-se setenta anos após a criação da personagem Tintin, quando um editor que assinava ÉleGê (uma espécie de Hergé pronunciado por um chinês) editou treze episódios criados por autores portugueses. A maioria deles eram simples brincadeiras, mas houve um muito politizado, outro bastante erótico e ainda outro abertamente pornográfico.

2009 +

Efeméride, fanzine editado por Geraldes Lino, dedicou o seu nº 4 ao Tintin, com o título Tintin no século XXI - Data da edição: Janeiro de 2009

OUTRA INFORMAÇÃO:

Tintin visto pelos desenhadores portugueses na revista «O Papagaio»

Numa recolha de António Dias de Deus, eis a lista de desenhos alusivos ao Tintin na revista O Papagaio:

#52; 9 Abril 1936; Capa; Tintim; José de Lemos

#54; 23 Abril 1936; Banda Título; Tintim e Milou; José de Lemos

#58; 21 Maio 1936; Banda Título (diferente); Tintim e Milou; José de Lemos

#65; 19 Julho 1936; Banda Título (diferente); Tintim e Milou; José de Lemos

#78; 8 Outubro 1936; Capa; Tintim mascarado de «pele-vermelha» e Milou; José de Lemos

#92; 14 Janeiro 1936; Banda Título; Tintim; Tom

#95; 4 Fevereiro 1936; Capa; Tintim e Milou; Arcindo

#97; 18 Fevereiro 1937; Banda Título; Tintim e Milou; Júlio Resende

#101; 18 Março 1937; Banda Título; Tintim e Milou; Arcindo

#105; 15 Abril 1937; Capa; Tintim e Milou; Júlio Resende

#116; 1 Julho 1937; Banda Título; Milou; Arcindo

#150;24 Fevereiro 1938; Capa; Milou; Ruy Manso

#160; 5 Maio 1938; Banda Título; Tintim, Milou e os Dupond(t); Júlio Resende

#173; 4 Agosto 1938; Capa; Tintim e Milou; Ruy Manso

#190; 1 Dezembro 1938; Intervenção do egiptólogo dos «Cigarros do Faraó» na «História do Egipsyo; Sérgio Luís

#196; 12 Janeiro 1939; Abcedário ilustrado; Tintim (Letra T) e Milou (Letra M); desenhador não identificado

#199; 2 Fevereiro 1939; Banda Título; Tintim; Arcindo

#219; 22 Junho 1939; Banda Título; Tintim e Milou; Arcindo

#224; 27 Julho 1939; Intervenção na BD «Aventuras do Boneco Rebelde; Tintim; Sérgio Luís

#227; 17 Agosto 1939; Capa; Tintim e Milou; Ruy Manso

#237; 26 Outubro 1939; Banda Título; Tintim e Milou; Guy Manuel

#243; 7 Dezembro 1939; Margens da capa; Tintim e Milou; Júlio Resende

#244; 14 Dezembro 1939; Página dos leitores; Tintim e Milou; Sérgio Luís

#251; 1 Fevereiro 1940; Capa; Tintim, Milou e os Dupond(t); Sérgio Luis - Página dos Leitores; Milou; Sérgio Luis

#261; 11 Abril 1940; Capa; Milou; Arcindo

#352; 8 Janeiro 1942; Capa; Milou; Dyas

#366; 16 Abril 1942; Capa; Tintim e Milou; Guy Manuel

#423; 20 Maio 1943; Capa; Tintim; Pascoal

#426; 10 Junho 1943; Capa; Tintim e Milou; Alberto

#435; 12 Agosto 1943; Capa; Tintim e Milou; Meco

#446; 28 Outubro 1943; Capa; Tintim e Milou; Armando

#540; 16 Agosto 1945;Capa; Tintim e Milou; Rodrigues Neves

#569-#616; 7 Março 1946-30 Janeiro 1947; Intervenção na BD «Na pista de Tim Tim»; Tintim, Milou e os Dupond(t); Rodrigues Neves(?)

#617 e seguintes; 6 Fevereiro 1947; Banda Título do «Segredo do Licorne»; desenhador não identificado

Na revista Diabrete podemos encontrar os seguintes desenhos de autores portugueses alusivos ao Tintin:

#594 e alguns seguintes; 9 Março 1949; Banda Título; Tintim e Milou; Fernando Bento

#784; 3 Janeiro 1951; Capa; Tintim, Milou, Dupond(t), Tournesol e Haddock; Fernando Bento

#807; 24 Maio 1951; Capa; Tintim, Milou e Tournesol; Fernando Bento

#867; 20 Outubro 1951; Margens da história «7 bolas de cristal»; Tintim, Milou, Dupond(t), Tournesol e Haddock; Marcelo de Morais

#885; 22 Dezembro 1951 - Jogo para crianças; Tintim e Haddock; Marcelo de Morais

Cavaleiro Andante iniciou-se em 5 de Janeiro de 1952, uma semana depois após a extinção do «Diabrete»,  terminando em 25 de Agosto de 1962 com 556 números publicados semanalmente. Foi seu director, Adolfo Simões Muller. As histórias do Tintin publicadas no «Cavaleiro Andante» foram as seguintes:

Capas, 13*,93,154,212,270,283,291,405,418*,516, * Fernando Bento

Texto incluído na tese de Carlos Sêco:

(...)

Mas algo deve ter aborrecido ainda mais o autor de Tintin: em mais do que uma ocasião, diferentes desenhadores ficam responsáveis, alternadamente, pela capa de O Papagaio. Güy Manuel, irmão de Sérgio Luís, autor do Boneco Rebelde, recria (ou melhor tentou recriar) um desenho com Tintin, Milou (Rom-Rom) e companhia, mas o resultado – pelo menos na opinião de Boer – deixa muito a desejar, o que, naturalmente, deve ter desagradado ao próprio Hergé, desenhador representante da linha clara e muito perfecionista. Além de Güy Manuel, também Tom, Arcindo e José de Lemos, entre outros, se encarregam de desenhar o Tintin à sua maneira. Fazem-no “não só em diversas capas do jornal como também como personagem de corpo inteiro no início das histórias do Boneco Rebelde, de Sérgio Luiz, e Na Pista de Tim-tim, de Rodrigues Neves e Diniz de Oliveira”, (Salvado, 2011). 

No artigo Tintin em Portugal: 75 anos de inovações, alterações e aportuguesamentos, Salvado explica que “no início da presença de Tintin em Portugal as alterações e aportuguesamentos praticados sobre a obra de Hergé foram muitos, por vezes revolucionários e nem sempre permitidos”. 

Em Tintin au Portugal, Boer dá conta do grande desejo de Adolfo Simões Müller. É o próprio que revela que “em abril de 1939, Hergé recebe uma carta do diretor de O Papagaio. Um plano gigantesco! 

Adolfo Simões Müller quer editar uma aventura de Tintin em Portugal (aqui sim, uma história aos quadradinhos). Ao que parece, Hergé gosta da ideia, mas quer ter algum controlo. Contacta de imediato Jean-Louis Duchemin, do Syndicat de la Propriété Artistique, com sede em Paris. Este apresenta-lhe os custos da operação a Adolfo Simões Müller. Este último deve contentar-se com 10% do preço do álbum, cabendo 40% desse montante à SPA. O projeto foi imediatamente arrumado na gaveta”, revela Boer.

Salvado, L. (2011). Tintin em Portugal: 75 anos de inovações, alterações e aportuguesamentos. 22.º AmadoraBD 2011. 

(Tese de Carlos Sêco sobre Adolfo Simões Muller, 2012)


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