terça-feira, 2 de dezembro de 2025

Inteligência Artificial

O escritório de Mário Freitas não deixa dúvidas a quem o visita. Com uma parede totalmente revestida com capas de edições especiais, o autor e editor de bandas desenhadas não esconde o seu apreço por romances gráficos. Bateria e guitarras no canto, a arte é mais que um mero capítulo na sua vida pessoal e profissional.

O vencedor do Melhor Argumento dos Prémios Nacionais do Amadora BD (2016) conhece bem os cantos da casa criativa. Fala-me das suas obras publicadas e do (pequeno) mercado de livros ilustrados em Portugal, onde considera que a banda desenhada "se faz por carolice". Momentos depois, solta uma voraz crítica a Stan Lee, o homem por trás da Marvel, a quem apelida de "o maior usurpador de criações à face da Terra".

Inserido neste mundo “desde que se lembra", aventurou-se por terras desbravadas em 2022, ao publicar o primeiro livro de banda desenhada portuguesa ilustrado com o auxílio de inteligência artificial (IA) - A Polaroid em Branco.

Uma "não cara" e a Fada do Bigode

Não era sua intenção. Frustrado com a demorada adaptação de alguns dos seus guiões, decidiu fazer umas brincadeiras com o MidJourney, um programa que gera imagens através de descrições pormenorizadas. Já não se recorda do que pesquisou ao certo. "Foi qualquer coisa a ver com o Tintin e o Professor Girassol" diz-me, reiterando de seguida que "o MidJourney raramente faz aquilo que gostaríamos que fizesse".

Não obstante o braço de ferro com o programa de IA, começou a surgir-lhe em catadupa a premissa da história, um ser com uma crise de identidade. "A cara dele era como se fosse uma não cara, e ele a imaginar o que é que a cara dele podia ser na realidade, se ele adotasse diferentes estilos de bigodes e de barbichas e não sei quê, e de repente começou-me a formar a imagem" diz-me, apontando para o livro aberto na mesa. "Isto teve muito trabalho com o photoshop. Esta era uma espécie de bola que não se percebia se era um olho, se era uma bola de pelo". A dado momento, a obra brinda-nos com uma personagem misteriosa que o próprio inventou e trabalhou com o programa de edição, a Fada dos Bigodes.

Mário olha para este projeto como um "devaneio criativo". Uma espécie de diálogo com a inteligência artificial deu origem a uma obra que, de outra forma, "não existiria". Por isso mesmo, considera que "aqui, a inteligência artificial não roubou trabalho a ninguém".

Ainda que a história tenha sido escrita na totalidade por si, e as imagens tenham sido editadas, trabalhadas e organizadas, o argumentista confessa que já foi insultado. "Não te trates não" e "tu não criaste nada" foram algumas das palavras hostis de que foi alvo. "Acho que são pessoas que não têm noção do que é o ato criativo, e concebem apenas a arte como ilustração, como se não houvesse arte na escrita" desabafa.

Um momento ou uma revolução?

Embora admita que o recurso a IA levante alguns problemas éticos, não hesita em afirmar que "são principalmente os artistas medíocres que eu vejo a queixarem-se". Para o argumentista, muitos dos artistas que se sentem ameaçados por esta revolução tecnológica "não mais fizeram ao longo da carreira do que replicar, copiar e clonar a arte de outros produtos".

O escritor reconhece que o MidJourney cria resultados a partir de imagens criadas por autores reais, mas assume dificuldade em traçar uma linha no que é ou não reprovável. "É um pau de dois gumes, porquê? Por um lado, todos nós humanos, tudo o que fazemos também é uma síntese de tudo o que nos influencia, de tudo o que já foi criado. A questão é que nós demoramos anos a fazê-lo; a inteligência artificial fá-lo em segundos" remata.

"Sou eu que decido a montagem: se há três, quatro ou cinco vinhetas por página, como é que elas estão montadas, sou eu que faço isso tudo. Fui eu que fiz tudo em photoshop." - Mário Freitas

"Eu desenhei estas três vinhetas, que eram fundamentais para a história. Era impossível que a inteligência artificial me desse isto." - Mário Freitas

A fada dos bigodes. Amigo ou inimigo?

·         MidJourney: plataforma de inteligência artificial que transforma descrições textuais em representações visuais de alta qualidade;

·         ChatGPT: modelo de inteligência artificial que responde, via mensagem escrita, às mais variadas perguntas ou pedidos, com recurso a uma enorme base de dados.

·         Prompt: estímulo dado para ajudar a criar uma resposta ou ação; termo usado para se referir a um sinal ou mensagem que aparece numa interface de linha de comandos (contexto informático).

Ricardo Gonçalves, 5 de junho de 2023

Mário Freitas: “É uma BD curta, mas nem por isso menos ambiciosa”

Tem por título A Polaroid em branco, foi lançada no Amadora BD que decorre até dia 30 no Sky Skate Amadora Park e é a primeira banda desenhada portuguesa ilustrada com recurso a Inteligência Artificial (IA).

Motivos mais do que suficientes para uma conversa à distância por e-mail com Mário Freitas, simultaneamente seu autor e editor no novo selo Mário Breathes Comics, da Kingpin Books.

Fica já a seguir a versão integral que esteve na base do artigo O trabalho dos desenhadores não está em perigo, publicado na página online do Jornal de Notícias a 19 de Outubro de 2022

As Leituras do Pedro - Faz um breve resumo da história.

Mário Freitas - Ao deparar-se com uma velha polaroid, o protagonista recorda um período da vida em que ostentava com orgulho um bigode, antiquado que fosse. Acabou por ceder a pressões sociais e cortou-o, o que o arrastou para momentos de incerteza e angústia. Em seu auxílio, surgiu então a Fada dos Bigodes, que o conduziu através de um mundo feito de bigodes diversos, em busca de um com o qual se identificasse.

As Leituras do Pedro - A Polaroid em branco foi ilustrado com recurso a IA. Explica como funciona isso.

Mário Freitas - Executo um comando com aquilo que pretendo e a IA cria 4 imagens com base nisso. A partir daí posso gerar variações de cada uma dessas imagens.

Depois de escolher a que pretendo, faço várias alterações e retoques em Photoshop, alterando cores se necessário, e desenhando eu próprio alguns detalhes. Também sou eu , naturalmente, que defino o layout das páginas e monto as imagens em função disso. O que é fundamental perceber é que uma IA não faz BD sozinha, nem sequer ilustra sozinha o resultado final que se vê. Pelos comentários que leio, há quem não perceba isto de todo, e não tenha noção da intervenção humana que é necessária para tornar a experiência numa BD real e, esperamos, de qualidade.

As Leituras do Pedro - Principais prós e contras do processo?

Mário Freitas - O resultado dos comandos é ainda muito imprevisível e raramente se obtém exactamente o que se pretende. Isso abre por outro lado outras possibilidades, e obriga a ser muito criativo na construção da história. A IA é quase um parceiro temperamental que desenha o que lhe apetece e, sobretudo, como lhe apetece. Esta história, aliás, partiu de uma ideia que me surgiu com base nalgumas imagens que estava a gerar como experiência. Diria que a principal vantagem é que alguém como eu, que não domina o desenho mas faz tudo o resto na BD, possa ter uma história completa e pronta num espaço de tempo muito mais curto do que aquilo que leva um ilustrador a desenhar (a não ser que seja o Osvaldo [Medina], claro, que é quase tão rápido como a IA).

As Leituras do Pedro - O trabalho dos desenhadores está em perigo?

Mário Freitas - De forma alguma. Jamais no médio prazo e diria que nunca. A IA sintetiza informação, pelo que incorpora os estilos de todos os ilustradores que já existiram. Para haver arte nova, estilos novos, estaremos sempre dependentes de humanos criativos. Diria que é mais uma vertente criativa que surge, que tanto pode ser aproveitada por argumentistas, como também pelos próprios artistas. A IA ainda é fraca a gerar imagens de pessoas, mas cria cenários espantosos, pelo que isso pode ser perfeitamente incorporado nas ilustrações feitas por humanos.

As Leituras do Pedro - Quais são as características da edição?

Mário Freitas - 16 páginas, cor, agrafos, 16,50 x 23,50 cm. É uma BD curta, mas nem por isso menos ambiciosa.

As Leituras do Pedro, 28/10/2022

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